quinta-feira, 28/03/2024

ASSOCIE-SE

BLS Tech tem soluções para atender à nova resolução da Anvisa para o transporte

O setor de logística para cadeia fria foi consideravelmente impactado nos últimos meses devido às novas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a distribuição das vacinas contra a Covid-19 e produtos farmacêuticos. Com ampla experiência no setor, a BLS Tech (Biothermal Logistics Solutions), primeira logtech integradora de soluções 100% focada em cadeia fria, já oferece soluções e know-how em todo esse processo.

Isso significa respeitar a chamada RDC n° 430/2020 desde a saída do produto refrigerado, o armazenamento, o transporte até a entrega no destino final. O Brasil tornou as regras do setor ainda mais rígidas após a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertar formalmente que até 50% das vacinas acabam sendo descartadas em todo o mundo por conta da temperatura inadequada durante o transporte.

Diante disso, a resolução da Anvisa RDC nº 304 foi substituída pela RDC 360/2020 e esta última altera a norma de Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos sob a RDC n° 430/2020.

Basicamente, a RDC trata de todo o processo de armazenagem e de transporte para produtos que requerem controle de temperatura, além das permissões de distribuição aos processos de boas práticas de armazenagem e transporte.

A BLS Tech possui soluções para atender ao mercado de cadeia fria de forma completa, por meio de avançados sistemas de acondicionamento e de controle de embalagens térmicas de alta performance, mantas térmicas, dataloggers e serviços de qualificação e de consultoria para modernização dos processos logísticos para toda a cadeia.

“As soluções pay-per-use da BLS Tech são ideais para todas as fases deste processo, com garantia de zero excursão térmica, maior eficiência da operação logística, sustentabilidade no processo como um todo e otimização dos investimentos, já que não fazemos descarte de materiais fora da conformidade exigida”, explica Fábio Martins, CEO e sócio-fundador da BLS Tech.

A estabilidade da temperatura é assegurada por longos períodos, que podem variar de uma semana até um mês, dependendo da faixa de temperatura e do tamanho da embalagem, de acordo com os testes de desempenho para itinerários mais críticos. Para a categoria de 2-8°C, por exemplo, é possível manter a temperatura estável por até 168 horas, fazendo com que todo o transporte não tenha picos ou quedas térmicas. Cada embalagem recebe um código de identificação para garantir o rastreamento, o monitoramento e a segurança dos produtos.

A BLS Tech também se preocupa em como amenizar o impacto ambiental. Por isso, oferece o serviço de locação de embalagens térmicas retornáveis. O maior benefício é a redução de 40% nos custos de acondicionamento e de transporte de produtos farmacêuticos e hospitalares da cadeia fria e de temperatura sob controle, sem oscilação.

A BLS Tech – É a primeira logtech integradora de soluções 100% focada em cadeia fria que atua com a manutenção de temperatura correta de medicamentos e insumos, desde a armazenagem até a entrega ao cliente final. A empresa oferece os mais sofisticados sistemas de acondicionamento e controle de embalagens térmicas reutilizáveis de alta performance disponíveis no mercado, com controle passivo de temperatura e umidade de materiais termolábeis, além de soluções logísticas para o transporte seguro de produtos farmacêuticos, clinical trials, material de diagnósticos, tecidos humanos, vacinas e suprimentos de sangue.
A companhia fornece embalagens de uso único e reutilizáveis com painel de isolamento à vácuo, mantas térmicas, dataloggers, além da tecnologia WMS, disponibilizada por meio do portal para clientes BLS Tech para otimização dos processos logísticos internos para ganho de eficiência das operações, e consultoria de processos de qualidade para a cadeia de frio.
A BLS Tech atua em três verticais: soluções para cadeias frias, serviços logísticos e serviços de qualidade. Para a cadeia de frio, a BLS oferece as soluções pay per use, embalagens reutilizáveis, embalagens de uso único, monitores de temperatura, monitoramento de rotas e de armazéns e mantas térmicas (representadas pelas marcas Insulcap, PalletSafe e ColdSafe, novidades no Brasil). Os serviços logísticos incluem transporte, armazenagem e gerenciamento de estoque de medicamentos, produtos para a saúde e alimentos. Já os serviços de qualidade envolvem consultoria de processos, estudos de qualificação, mapeamento de rotas e sistemas de transporte.
Com sede em Barueri, na Grande São Paulo, a BLS Tech atua em diversos países da América Latina e expandirá suas operações para a Europa, Ásia e Oriente Médio até o fim deste ano.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias