Notícias


EMPRESAS NO COMITÊ DE RISCO
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ASSOCIADO NO 28º POMS
ID: INOVAÇÃO EM LOGÍSTICA
RIOGALEÃO NA BRASIL OFFSHORE
ID: IVECO À GÁS NO CARREFOUR PARIS
FERROANEL, MOEDA DE TROCA?
6 DE JUNHO, DIA DA LOGÍSTICA
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DESAFIO: PRODUTOS PERIGOSOS
IPTC NO COMITÊ DE RISCO
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COMITÊ DE RISCO PLANEJA 2017
ABRALOG NA INTERMODAL 2017
ANUÁRIO É LANÇADO NA INTERMODAL
INFRAERO FAZ VOO DE NEGÓCIOS EM SP
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PESQUISA É DESTAQUE NO VALOR
ABRALOG APOIA ANEFAC EM EVENTO
EXECUTIVO DE VENDAS - AÉREO
ANUÁRIO É LANÇADO NA INTERMODAL
ANALISTA COMERCIAL
PESQUISA MOSTRA O FRETE NO PAÍS
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VAGA: CARGA AÉREA
PERFIL DA CARGA BRASILEIRA
BRASIL PASSADO A LIMPO
GANHADORES DO XIV PRÊMIO ABRALOG
FRONIUS CHEGA À ABRALOG
COMITÊ ANALISA MERCADO
TALENTOS SENAC, VITRINE PROFISSIONAL
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CONSELHEIRO FALA A ESTUDANTES
REGIONAL SUL E INFRAESTRUTURA
TUDO SOBRE LOGÍSTICA
VISITA É FÁBRICA DE APRENDIZADO
VISITAMOS A FÁBRICA DA JDE COFFEE
FRETE DEVE BAIXAR, DIZ CARILLO
RIOGALEÃO ESTÁ NA ABRALOG
COMITÊ FARMACÊUTICO FARÁ PESQUISA
OTM ANUNCIA MELHORES E MAIORES
FROTAS E FRETES VERDES 2016
SUPPLY CHAIN E CONDOMÍNIOS
PRESENÇA DO COMITÊ FARMA
VP FALA DE AUDITORIA LOGÍSTICA
ABRALOG NO SUPPLY CHAIN GPA 2016
MORRE ELZA PANZAN
DIRECT SHOPPING, 1 ANO COM BX LOG
I ENCONTRO SENAC RJ
CONCESSÕES: HÁ RUIDO
MOVIMAT FOI GRANDE EVENTO
REAL ESTATE RETOMA SUBIDA
A VEZ DA TECNOLOGIA 4.0
CD DO RIO 16, O MELHOR DE TODOS
VAREJO-INDÚSTRIA: TIME DE PONTA
LOGÍSTICA PODE FAZER HISTÓRIA
TODOS OS PAINÉIS DA XX CNL
ABRALOG VÊ PACOTE COM ESPERANÇA
ABRALOG SUL: MELHOR É AEROPORTO
EXECUTIVOS TOP DEBATEM VAREJO
DESPACHO ADUANEIRO É VITAL
LOGÍSTICA, CRUCIAL PARA REMÉDIOS
XX CNL DESTACA TECNOLOGIA
DESAFIOS DA LOGÍSTICA FARMACÊUTICA
CNL COMEMORA 20 ANOS
NOVO VÍDEO DA CNT
QUEM É O LOGÍSTICO BRASILEIRO
REDUZIR O CUSTO LOGÍSTICO
MOREIRA FRANCO: FALTAM PROJETOS
REAL ESTATE, PESQUISA E XX CNL
A ABRALOG E O REAL ESTATE
O PROBLEMA É A INFRAESTRUTURA
BRASIL SOBE NO RANKING LOGÍSTICO
LOGÍSTICA FARMACÊUTICA NA XX CNL
REGULAMENTO | INSCRIÇÃO ATÉ 11/11/16
UM "MERCADO" DE R$ 1 BILHÃO
GPA, NOVO APOIADOR DA ABRALOG
A LOGÍSTICA BRASILEIRA HOJE
APRESENTAÇÃO RIO 2016
SKAF PEDE RETOMADA ECONÔMICA
PACTO PARA SAIR DA CRISE
VP DÁ PALESTRAS EM NATAL
PRESTADOR X EMBARCADOR
BRASIL CAI MAIS, AGORA É 57º
UM MOMENTO MÁGICO, ÚNICO
NÃO É FÁCIL, MAS PODE SER FEITO
DIRETORES FALAM AO VALOR
A ESTREIA DO COMITÊ DE REAL ESTATE
BX LOG, NOVA MARCA DE OPERADOR
ABRALOG FALA NO PÃO DE AÇÚCAR
NADA COMO UMA CRISE
ARTESÃOS DA LOGÍSTICA
O CENTRO LOGÍSTICO DA RIO 2016
TRILHOS PELO BRASIL
CONDOMÍNIO NÃO É GALPÃO
A ABRALOG É DESTAQUE NO VALOR
HIDROVIA ALAVANCA LOGÍSTICA
WORKSHOPS 2016
PITNEY, NOVA SÓCIA-APOIADORA
MEDALHA JK PARA PEDRO MOREIRA
ALCIS APRESENTA ROADNET
A NOVA LOGÍSTICA DA SANEAGO
NOSSO PORTAL EM 2015
INFRAERO LICITA CENTRO LOGÍSTICO
DOCPHARMA, NOVA ASSOCIADA
LOGÍSTICO NÃO SE ABATE NA CRISE
VENCEDORES DO XIII ABRALOG
VP DA ABRALOG GANHA PRÊMIO
CLIENTE SANA PROBLEMA COM ALCIS
COMITÊ INDÚSTRIA E VAREJO
ÓTIMA PARA SÓCIOS E MERCADO
ALCIS PREMIA ABRALOG
EM TEMPO DE CRISE, TIRE O S
SENAC TRANSMITE PALESTRA
COMO O LEÃO VAI AGIR EM 2016
LOGÍSTICA TEM SEU ANUÁRIO
ESTRADAS CONTINUAM RUINS
ABRALOG NO TALENTOS SENAC-RJ
63,2 BI ACERTAM LOGÍSTICA DO SE
ASSOCIADOS NA MOVIMAT RECIFE
2016 20th Annual 3PL Study
MAIS VERBAS PARA INFRAESTRUTURA
FEMSA ADQUIRE A ATLAS
CHEIAS NO SUL
O DIFÍCIL RASTREAR DE REMÉDIOS
ANVISA SUSPENDE RASTREABILIDADE
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CONTEÚDOS DA XIX CNL
LANÇADA REGIONAL SUL
PARCERIA COM GOVERNO DO RS
FÓRUM EXTRA
COMO FOI NEIL COLLINS
FRETE AFETA MUITO E-COMMERCE
O DIA D VAI SER OFICIALIZADO
XIX CNL CONECTOU A LOGÍSTICA
ABRALOG CONVIDADA PARA CONIT
LOGÍSTICOS FAZEM SUA PARTE
DIA D VAI SER OFICIALIZADO
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MOVIMAT E CNL EM AEROPORTOS
PESQUISA FGV
PALESTRA NEIL COLLINS
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SEMINÁRIO GERA PARCERIA
ABRALOG APOIA 'NA MÃO CERTA
A ATUAÇÃO DO SENAC-RJ - CURSOS
A ATUAÇÃO DO SENAC-RJ
ABRALOG VOLTA AO MINISTÉRIO
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EVENTO COMPLETO
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VISITA TÉCNICA SENSACIONAL
SÃO JOSÉ SERIA EXCELENTE PLATAFORMA LOGÍSTICA
ABRALOG VISITA EMBRAER
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COMITÊ DE LOGÍSTICA FARMACÊUTICA
MINISTRO RECEBE ABRALOG
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CRIADA A ABRALOG CENTRO-OESTE
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LOGÍSTICA, ÁREA DE OPORTUNIDADES
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ENTREVISTA: COMPRAS ELETRÔNICAS
MANIFESTO AOS PRESIDENCIÁVEIS
FERROVIAS NA MIRA DO EXTERIOR
ID LOGISTICS QUER CRESCER 100%
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SÓCIOS TÊM AUDITÓRIO EM FEIRA
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EDUARDO CAMPOS ERA ESPERANÇA
CONCESSÕES RECEBEM SÓ 2,5%
A LOGÍSTICA É ESSENCIAL
EVENTO DEBATERÁ SEGURANÇA
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LOGÍSTICA NA BR WEEK 2014
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EM BUSCA DE SOLUÇÕES LOGÍSTICAS
MULTIMODALIDADE NO DIA DA LOGÍSTICA
VILAÇA DEIXA A ANTF APÓS 10 ANOS
LEI DO MOTORISTA TEM DE "PEGAR"
NA CRISE, FERROVIA CRESCE
ganhadores
SEMINÁRIO TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
A QUARESMA DE 150 DIAS
TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL
ANDREANI ABRE 8ª UNIDADE NO PAÍS
RASTREAMENTO TAMBÉM É EFICIÊNCIA
30% PARA TRANSPORTE NÃO FOI INVESTIDO
MTO NOVA APOIADORA DA ABRALOG
ABRALOG REFORÇA NOSSA LOGÍSTICA
SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS
SITL PARIS, O EVENTO DE LOGÍSTICA
RESERVE SUA AGENDA: CURSOS 2014
PEDIDOS DA ABRALOG PARA 2014
GANHADORES DO XI PRÊMIO ABRALOG
RODOVIÁRIO TEM RISCO DE US$ 4 BI
MBA EM LOGÍSTICA REVERSA
EVENTO LOGÍSTICA REVERSA
ABRALOG E A FRENTE MULTIMODAL
''CUSTO BRASIL EM LUCRO BRASIL"
GLOBO NEWS DESTACA XVII CNL
FM LOGISTIC CHEGA AO BRASIL
A LOGÍSTICA DO BRASIL
NOSSO ESCRITÓRIO EM BRASÍLIA
BLOQUEIO, PREJUÍZO DE 1,5 MILHÃO
FM LOGISTIC ADQUIRE MCLANE
PARCERIA COM FINEP: JURO NEGATIVO
CADA VEZ MELHOR NA FOTO
quem venceu
DIA DA LOGÍSTICA, FALA PAULO SKAF
CONVÊNIOS NO DIA DA LOGÍSTICA,
DIA DO MEIO AMBIENTE 2013
GOVERNO APROVA MP DOS PORTOS
ABRALOG COORDENA PAINEL NA FIESP
PARA GOVERNO, FERROVIA É SOLUÇÃO
SKAF: MP DOS PORTOS É VITAL
ABRALOG PARTICIPA DO SITL DE PARIS
SEMINÁRIO TOMADA DE DECISÃO
ABRALOG NA MOVIMAT NORDESTE
COMISSÃO VAI ACOMPANHAR LEI
É DA ALMA DO LOGÍSTICO NÃO SE ABATER

ARTESÃO DA LOG
CÂMARA APROVA DIA DA LOGÍSTICA
DOIS GRANDES CONVÊNIOS
REGIONAL SUL FALA DE INFRAESTRUTURA
CURSO LEGISLAÇÃO EM LOGÍSTICA
EFICIÊNCIA LOGÍSTICA, TEMA DA CNL
SALÁRIO BOM, STATUS ESTRATÉGICO

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VISITA É FÁBRICA DE APRENDIZADO

PARTICIPANTE DE VISITA TÉCNICA SE IMPRESSIONA E ESCREVE DEPOIMENTO.

A Abralog tem tido um papel muito importante na troca, compartilhamento e relacionamentos dentro do segmento logístico

Rosana Corrêa*

A primeira vez que assisti ao épico filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates” fiquei encantada com a magia criativa e com os muitos insights que me vieram durante o filme. Pasmem, acho que tive o déjà vu não com o filme gente, mas com a magia criativa e com a enxurrada de insights ao realizar uma visita técnica. Quero dividir essa riqueza de aprendizado com vocês, não deixem de ler até o fim ─ você irá se surpreender..

Diariamente você fica buscando formas de absorver conhecimento e se manter antenada com o mercado, e acaba se esquecendo que uma das formas de aprendizado mais eficientes é quando associamos a sua realidade a um modelo que já existe, afinal este modelo faz parte do conceito de aprendizagem.

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.

No instante que me via pensando nos tais modelos de troca de conhecimento, recebo uma ligação me informando sobre a realização de uma visita técnica organizada pela Abralog, que aconteceria no dia seguinte. E pensei, que talvez fosse uma ótima oportunidade para simplesmente observar.

A visita técnica seria à maior fábrica de café moído do mundo, a JDE coffee, localizada em Jundiaí, e detentora de várias marcas entre elas: Café Pilão, Caboclo e Café do Ponto. Estávamos num grupo de aproximadamente 25 pessoas, composto por representantes de várias empresas e profissionais focados no segmento logístico.

Após uma breve apresentação institucional, onde foi apresentada a missão e os valores da empresa, partimos para aquilo que de fato nos tinha levado até lá, conhecer a logística de uma empresa multinacional e líder no seu segmento.

"Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”, como ensina o escritor e consultor
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira.

A apresentação foi realizada por jovens profissionais muito alinhados com todo processo logístico da Companhia, e me surpreenderam com o domínio nas respostas quando questionados.
Mas alguns modelos adotados hoje por eles me fizeram refletir muito com a capacidade humana de se rearranjar e buscar soluções em momentos de crises - uma das determinações era fazer mais com menos pessoas, e concluíram que a única forma disto ser feito era automatizando processos e controles, e sem dúvida a tecnologia da informação foi a principal ferramenta.

Como o foco de atendimento logístico era direcionado ao varejo e a grandes atacadistas, perceberam que se existisse um maior controle das ocorrências de entregas eles conseguiriam promover redução de custos com estadias e descargas em 4.000 ocorrências mensais.

De imediato encontraram um grande dificuldade de customização dentro do SAP que a empresa utilizava, e partiram para um sistema alternativo.

Apenas para entendermos o tamanho da operação que parte de Jundiaí, são emitidas 5.000 notas fiscais-mês; 1 carreta corresponde a 200 notas fiscais, 60% da operação em Jundiaí atende o Estado de São Paulo. Existem 56 motivos possíveis de ocorrências (custos com descarga são considerados ocorrências(. Oitenta por cento das entregas geram ocorrências, sendo que 65% são ocorrências de descarga. Belos números e muitos problemas para se gerir.

O CASE

É neste momento que entendemos o "hard work" da equipe de gestão logística. Antes da crise era composta de 18 pessoas e hoje, com apenas 10, transformou-se num grande case de que não posso deixar de compartilhar com vocês, sendo elas:

-  Registro de ocorrências via WEB
Antes toda cobrança era formalizada por e-mails e lançada em planilhas, deixando o sistema suscetível a erros, desvios, e custos além dos esperados, pois até no controle do que já havia sido pago apresentava dificuldade de ser rastreado. Foi então que se criou um sistema que permitiu ao transportador gerar sua ocorrência on-line,  que sinaliza no mesmo instante a equipe da logística que irá tratar caso a caso, liberando o veículo para a próxima entrega, através de uma senha que irá gerar todo processo de cobrança ou reembolso para o transportador.

- utilização de muito Cross docking
O uso do cross docking para a maioria das entregas ganhou mais dinamismo e agilidade para atingir o varejo num menor tempo possível.

- Bom faseamento das vendas
Quem disse que a área de vendas não teria também de se envolver na redução de custos logísticos? Sim, eles foram um dos responsáveis em criar um meio para os pedidos não se acumularem na virada do mês. Para isto, idealizaram bonificações estimulando a comprar até o dia 15 de cada mês, além de suas comissões não serem registradas dentro do mês vigente, se a entrega não acontecesse, exemplificando, se ele vendeu para uma região onde a entrega levaria 7 dias, e se o tempo desta entrega não acontecer dentro do mês vigente, ela simplesmente não será computada como venda daquele mês, dividir a responsabilidade entre os departamentos diminui em 70% as reclamações  do departamento comercial que solicitavam status de entrega.

REDUÇÃO DE 70% EM LIGAÇÕES SOLICITANDO STATUS

- Terceirização da Logística Interna
Há pouco mais de um ano, e acompanhando as metas de redução de custos, a JDE Coffee, decidiu terceirizar sua logística do armazém, e diante da ociosidade de ocupação de seu armazém, destinou ao operador logístico espaço para aliar a outros clientes, promovendo desta forma mais um ganho a Companhia.

- Atendimento full time a Key Accounts (contas-chaves)
Ter um profissional focado no atendimento às grandes contas atacadistas, foi uma das formas de concentração de informações, e entender as principais dificuldades em atendê-los. Notava-se anteriormente uma cobrança muito grande de multas que eram simplesmente acatadas por não entender a responsabilidade sobre elas, e hoje após todo este acompanhamento exclusivo diminuíram em 85%. Outro ponto importante que começou a ser considerado são os custos de atendimento a estes tipos clientes, levado em conta na renovação de contratos e pedidos.

- Programa de avaliação de transportadores (PROGRAMA MASTER GOLD 35 KPI´S)
Quando se fala em um plano de avaliação, não nos parece muito inovador, mas um ponto a se destacar no plano adotado pela JDE e sua divisão em 2 categorias, uma delas denominada Transportadoras Estratégicas, onde se exige 98% de níveis de SLA (Service Level Agreement) enquanto as demais transportadoras há exigência de 96%.

Lembrando-se que na avaliação são levados em conta itens como: gestão de risco, gestão de débitos (avarias, diferença física x contábil, sinistros etc), gestão de contratos (assinaturas, quantidade de veículos, cumprimentos de premissas), auditorias de qualidade logística, avaliação de documentos obrigatórios, liderança (reuniões mensais), serviços (gestão de canhotos, gestão de estoque, gestão de entregas entre outros.

DE OLHO NO FUTURO

Como não se pode parar, e a pressão pela redução de pessoas nos processos continuam, para o futuro já se trabalha na implantação de:
- automatização de pagamentos
- custos já pré-definidos numa tabela base + franquia, para que ocorrências como estadias já estejam pré-definidos
- prorrogação de pagamentos automáticos
- automatização de KPI´s dentro do próprio sistema.

Enfim, o objetivo deste artigo foi demonstrar a importância de sairmos de dentro dos limites de nossas empresas e explorar outros ambientes nos quais podemos ter inúmeras respostas que há muito tempo buscamos.

A Abralog tem tido um papel muito importante na troca, compartilhamento e relacionamentos dentro do segmento logístico, e confesso que sempre tive um certo preconceito em entender a importância das associações, mas venho me surpreendendo e hoje agradeço a Abralog e a equipe de ouro da logística da JDE Coffee por todo aprendizado.
Até a próxima.


Rosana Corrêa é executiva de vendas da Brasilmaxi

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Fone (11)97991-5601
 | e-mail: rosana.correa@brasilmaxi.com.br

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