Cadeia do Frio

O Comitê da Cadeia do Frio é um dos mais importantes e também dos mais complexos dentre os núcleos de geração de conteúdo da Abralog.

O mercado brasileiro frigorificado tem apresentado forte crescimento e o segmento que gera a maior movimentação nesse mercado é a indústria de alimentos. O setor é também um nicho de oportunidades para Operadores Logísticos, Fundos de Investimentos, Private Equity e Fusões e Aquisições.

É ainda área onde os desafios a serem enfrentados são também relevantes. O investimento em Armazéns Frigorificados é muito superior ao que é investido em operações de armazenagem, isso pelo fato de os projetos em armazéns frigorificados (multitemperaturas) exigirem tecnologia diferenciada, e em alguns casos com investimentos ao redor de 60% do valor total do Projeto.

O Comitê da Cadeia do Frio da Abralog foi criado para auxiliar as empresas que oferecem esse serviço, e, também, para as companhias que necessitam dele em seu dia a dia. Além dos altos investimentos requeridos, o setor ainda necessita de treinamento e capacitação das equipes operacionais, e controle de qualidade assegurada (certificações e protocolos), para que seja possível atender o padrão de serviços da cadeia do frio demandado pelo mercado.