sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

A Abralog e o real estate

POR MAURÍCIO UBIRATÃ PANTALEÃO

Um presidente de um dos maiores fundos de investimento em Real Estate me disse recentemente: “Maurício, lá nos EUA a informação é compartilhada por todos. Quando precisamos saber informações sobre absorção bruta ou mesmo valores transacionados de locação, é questão de minutos para termos tudo na mão”. E finaliza o raciocínio de forma leve e confiante: “Ao final, todos saem ganhando”.

Recentemente, me lembrei desta conversa quando participei do primeiro fórum realizado pelo Comitê de Real Estate da Associação Brasileira de Logística,a Abralog, criado com o objetivo de disseminar conhecimento, tendências e práticas entre os grandes players dos setores logístico e de Real Estate.

Com palestras de consultorias respeitáveis e de um importante operador logístico, o evento fomentou a troca de experiência, o networking e boas conversas sobre tendências da economia, de operação logística e projetos de condomínios eficientes.

Mais que isto, este comitê foi o início de um movimento que crescerá muito, que oferecerá muitas oportunidades e trocas no setor; e tenho certeza que a Abralog será uma entidade de classe relevante e participativa no Real Estate.

Pessoalmente, acredito que é relevante para o nosso setor – Real Estate Logístico – ter uma instituição que nos represente, que promova debates, cursos, que ofereça serviços de pesquisa e oportunidades de negócios.

Após este primeiro fórum, percebi que a Abralog tem uma mentalidade aberta e flexível, e entende que o setor de Real Estate pode agregar muito para seus associados. Com grande experiência no setor logístico, não vejo entidade melhor para nosso setor se aproximar e contribuir.

Por isto sugiro aos principais players do nosso setor (incorporadores, fundos de investimentos e consultorias) ficarem atentos a esta oportunidade e se organizarem no sentido de assumirem a responsabilidade e participarem de forma proativa dos próximos eventos da Abralog.

A oportunidade é única, haverá ainda grandes temas a serem discutidos e boas chances de trazer inovação de conceito e de relacionamento ao nosso mercado,
que é hoje distante e não muito representativo em termos institucionais (dificilmente acontecem eventos entre os setores de Real Estate Logístico de forma constante, com pautas e estudos desenvolvidos em conjunto).

Nos EUA e México já existem entidades que promovem especificamente temas e estudos para os developers do setor imobiliário logístico, em conjunto com as principais consultorias e brokers do mercado. Entendo que no Brasil ainda não aproveitamos todo o potencial que temos; o caminho é longo, porém estou convencido que o momento é oportuno e que devemos sim aproveitar toda a experiência e visão que a Abralog tem no setor de supply chain, e se unir à eles.

O Comitê de Real Estate foi o começo; agora precisamos nos organizar, dar sequência a um planejamento, escutar o setor e promover ações alinhadas com o que o mercado deseja. Desta forma, aumentaremos a competitividade do setor de forma inteligente e compartilhada e, ao final, todos sairão ganhando. Maurício Ubiratã Pantaleão é consultor em Real Estate Logístico

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias