sexta-feira, 29/03/2024

ASSOCIE-SE

Abralog apoia Banco Mundial em missão na América Latina e Caribe

A Associação Brasileira de Logística foi convidada a colaborar com o Banco Mundial em missão que a região América Latina e Caribe da instituição promove para compreender melhor a dinâmica competitiva e o quadro regulatório do setor de transportes no Brasil.

“O foco do Banco Mundial neste projeto está nos corredores de exportação ligados ao Porto de Santos e no desempenho dos serviços de logística e transporte multimodal de produtos agrícolas, no caso, rodovias,  ferrovias e ligação ao porto”, explica Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog.

Como primeiro passo, a Associação promoveu reunião entre os integrantes do Banco Mundial e associados da entidade. Pelo lado da Abralog estiveram presentes, além do presidente Pedro Moreira, e do diretor-geral Marcio Frugiuele, os conselheiros José Vitor Mamede, especialista em transporte multimodal, e André Alarcon de Almeida Prado, presidente da BBM Logística, estudioso do setor e antigo colaborador do Banco Mundial em outros projetos.

A Abralog convidou ainda para o encontro o superintendente de Operação do Porto de Santos, Osvaldo Freitas Vale Barbosa, e Luiz Carlos Lima, superintendente de Planejamento da autoridade portuária, ambos integrantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo, parceira da Abralog.

Pelo Banco Mundial estiveram na reunião de trabalho a economista sênior Mariana Iootty, especialista em Comércio e Produtividade, Marta Camisas-Mora, consultora em Mercados e Política de Competição Macroeconômica, Comércio e Investimentos, e Guilherme de Aguiar Falco, analista de Investimentos Globais e Competitividade.

Essa foi a reunião inicial, disse Pedro Francisco Moreira, da Abralog. “Trata-se de trabalho para cerca de dois anos e os próximos passos de nossa contribuição serão uma visita de trabalho ao Porto de Santos e contatos com associados da entidade com conhecimento notável da demanda do Banco Mundial”, adiantou.

Nessa rodada inicial, os convidados da Abralog fizeram breve explicação sobre o tema. Osvaldo Freitas Vale Barbosa e Luiz Carlos Lima apresentaram número do porto de Santos e características do sistema portuário brasileiro, José Vitor Mamede fez o contraponto com a lei brasileira da multimodalidade, o Decreto 3411, que já atingiu a maioridade mas ainda não foi completamente regulamentado, e André Alarcon de Almeida Prado disse aos visitantes que havia duas logísticas no Brasil – a física e a fiscal-burocrática, esta ainda em muitos aspectos mais ou tanto restritiva que a crônica falta de infraestrutura do País.

ABRALOG, GRANDE VALIA

Para o presidente da Abralog, a oportunidade de colaborar como Banco Mundial representa também a possibilidade de se avançar, por meio de parcerias, em dois pontos fundamentais que afetam a logística brasileira: a falta de indicadores logísticos e a ausência da multimodalidade, “que é o ponto mais mais importante”.

De acordo com Mariana Iotty, em parceria com o Ministério da Fazenda, o Banco Mundial está mapeando leis, regulações e políticas públicas que podem restringir a dinâmica competitiva nesses setores. “Nesse contexto, é essencial colher a experiência e a perspectiva de todos os atores relevantes, tanto públicos quanto privados. A Abralog foi selecionada como de grande valia para a correta compreensão dos fatos de interesse do projeto”, explicou. Na foto, da esquerda para a direita: Osvaldo Freitas Vale Barbosa, Pedro Francisco Moreira, Marcio Frugiuele, Luiz Carlos Lima, André Alarcon de Almeida Prado, José Vitor Mamede, Guilherme de Aguiar Falco, Marta Camisas-Mora e Mariana Iotty.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias