quinta-feira, 28/03/2024

ASSOCIE-SE

Abralog apoia liberação dos VUCs em São Paulo

A Associação Brasileira de Logistica (Abralog) elogiou a liberação dos VUCs (Veículos Urbanos de Carga) para circular sem restrição na cidade de São Paulo, decisão tomada pelo prefeito Bruno Covas. Para Pedro Francisco Moreira, presidente da associação, trata-se de ótima iniciativa, que beneficiará a distribuição urbana, melhorando a logística e economizando recursos.

A determinação do prefeito de São Paulo incluiu o VUC nas exceções do rodízio municipal. Este limita a circulação de veículos de acordo com o final da placa.

Agora, os veículos podem circular em qualquer horário na zona de restrição compreendida por vias que compõem o chamado Mini Anel Viário da cidade, limitado pelas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso D’Escragnole Taunay, Completo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo, Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e Avenida Salim Farah Maluf.

Já para Ramon Alcaraz, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Logística, engenheiro civil especializado em transportes pela FEI, essa decisão era muito esperada por todas as empresas que utilizam VUC.

“Isso nos trará uma economia na quantidade de caminhões necessários para a operação e facilitará muito a logística urbana na cidade. “Na média, as empresas necessitam ter entre 10 a 15% mais de VUCs em função do rodízio.  A janela de entrega com o rodízio ficava muito reduzida, entre 10h e 17h, explica ele.

Essa decisão da prefeitura faz muito sentido, pois as empresas simplesmente aumentavam o tamanho da frota. A medida reduz muito o desperdício na logística, explica Hugo  Yoshizaki, conselheiro da Abralog e coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos na Escola Politécnica da USP. Ele considera essa medida muito importante, pois irá ajudar a cidade de São Paulo, fazendo com que as empresas utilizem frota mais adequada para realizar entregas o dia todo.

 

Foto VUC: Fadel Transporte

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias