sexta-feira, 29/03/2024

ASSOCIE-SE

Abralog apoia pesquisa de entrega por bikes criada por governo alemão

A Abralog está participando de pesquisa a respeito de “Entregas por Bicicleta na Última Milha” que tem objetivo de mapear informações, investigar soluções para compreender os desafios e melhorar a entrega por bikes na logística.

Trata-se de um questionário online com empresas transportadoras, operadores de logística e embarcadores de cargas. O questionário está disponível neste link até o dia 21 de agosto.

Para o presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, é preciso acelerar o protagonismo das bicicletas nas entregas urbanas: “Pois isso só traz vantagens, como eliminação de poluentes, melhora da qualidade de vida, em função de menos congestionamentos, e ainda o fator custo, já que o uso de lockers e bikes na chamada last mile chega a reduzir o preço em cerca de 25%”.

Esta pesquisa é uma iniciativa do Promob-e, projeto de mobilidade elétrica desenvolvido entre os ministérios da Economia do Brasil e Alemanha, por meio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LabMob-UFRJ), Aliança Bike e Abralog.

Ciclologística avança – O uso da bicicleta, a exemplo do e-commerce, vem aumentando rapidamente no País. Segundo pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), 71% das entregas diárias na chamada ciclologística, ou seja, por bicicletas, são feitas em trajetos de até 60 km.

Além disso, um projeto-piloto realizado na cidade de Praia Grande, litoral Sul do Estado de São Paulo, desenvolvido pelo Promob-e, Aliança Bike e LabMob/UFRJ, mostra a utilização de bicicletas elétricas em teste feito pelos Correios.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias