quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

Abralog comemora Dia da Logística com homenagem à CNT e ao Minfra

 

A criação do Ministério da Infraestrutura, e o a atuação do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, foram os pontos centrais da solenidade de comemoração do Dia da Logística, que a Associação Brasileira de Logística celebrou nesta quinta-feira, 27 de junho de 2019.  Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog (foto), citou o plano de concessões do governo federal, lembrando que naquele momento o ministro da Infraestrutura estava em Washington para apresentar o plano de infraestrutura a investidores norte-americanos. Veja fotos do evento ao final do texto.

Dentre as previsões contidas no planejamento oficial, afirmou Moreira, está a promessa da malha ferroviária brasileira dobrar de tamanho em 6 anos, passando de 15 mil km para 30 mil km, e” isso é música para o ouvido dos logísticos”, acentuou.

A Abralog foi recebida recentemente pelo Ministro da Infraestrutura e dessa visita ficou acertada uma pauta inicial de trabalho para discutir melhores formas de dar mais eficiência logística ao País, passando por eliminação de entraves e burocracia”, disse o presidente da entidade.

Demos nossa opinião sobre vários temas como a tabela de “fretes e suas distorções. Estamos colaborando no destravamento fiscal da logística, com várias sugestões. O projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte, o DT-e, que o governo acaba de lançar é um avanço importante”, ressaltou.

CNT FAZ MUITO PELA LOGÍSTICA – Ao saudar os associados presentes e sócios-apoiadares da Abralog, o presidente Pedro Francisco Moreira, homenageou a Confederação Nacional do Transporte, a CNT, primeira sócia-apoiadora da Abralog.

“Rendemos nossas mais sinceras homenagens à CNT, por ser, na opinião da Abralog, quem mais atua no Brasil em defesa do transporte, logística e infraestrutura. Há de se destacar também seus estudos e pesquisas de altíssimo nível, que norteiam, a ação de governos e empresas.

Ao agradecer a homenagem, Valter Luís de Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT (foto), disse que depois de 40 anos como executivo de empresas de logística, resolveu aceitar o convite da CNT , porque, como afirmou, é cômodo ficar no escritório, reclamando de tudo e de todos, sem fazer nada para mudar a situação. Por isso, aceitou o desafio.

“Sabemos que não temos mão de obra qualificada no mercado para atender às necessidades das empresas de logística e por isso a CNT em parceria com a Fundação Dom Cabral está capacitando pessoas para a gestão de negócios com forte embasamento nas áreas comercial e financeira. Por outro lado, temos parcerias com grandes universidades, como Havard e Universidade da China, para a capacitação de empresários e funcionários, em todas as modalidades em nosso País. Segundo  Valter Luís de Souza, é preciso ter base política formada por empresários para defender os direitos e necessidades do setor.

“A Abralog é um caminho que temos para unir as empresas e mostrarmos ao governo quais são os avanços que a logística precisa para contribuir com o crescimento do Brasil. Por exemplo, a CNT está acompanhando a modificação de normas regulamentadoras da logística e alerto para que os empresários, através de entidades como a Abralog, participem e acompanhem essas transformações que podem interferir em nosso dia a dia”, afirmou.

A FORÇA DOS COMITÊS ABRALOG – O presidente da entidade também fez referência em seu discurso aos comitês temáticos da associação. “A geração de conteúdo e de boas práticas é uma das missões da Abralog, e fazemos isso, também, por meio dos comitês, como os de Logística Farmacêutica, E- commerce, Real Estate, Inovação e Tecnologia, entre outros”. E convidou para se manifestarem o coordenador desses fóruns, o logístico José Roberto Lyra, e o CEO da Intelipost, Stefan Rehn (foto), que coordena o Comite de E-commerce.

José Roberto Lyra destacou a importância da participação das empresas nos comitês da entidade, uma forma de resolver problemas comuns e aprimorar conhecimentos. Já Stefan Rehn lembrou nas reunião do Comitê de E-Commerce os integrantes discutem um tema atual, geralmente por meio de uma empresa convidada, e conteúdo relacionado às inovações em andamento na logística, além de normas e desburocratização para o avanço e melhoria de práticas no e-commerce.

INTERMODAL 2020 – Na cerimônia de comemoração do Dia da Logística a Abralog também homenageou a Informa Exhbitions. “É uma honra para a Abralog ser o braço de conteúdo logístico da Intermodal”, disse Moreira ao se referir à feira que é o maior evento de transporte, logística e comércio exterior da América Latina. “Vamos, mais uma vez, realizar a nossa XXIII Conferência Nacional de Logística durante a Intermodal 2020, de 17 a 19 de março do ano que vem”, informou.

Márcia Gonçalves, Gerente Sênior de Portfólio da Informa Exhbitions (foto), mencionou o sucesso da Conferência Nacional de Logística organizada pela Abralog durante a Intermodal 2019. Em outubro, para atender ao pedido do público por mais conteúdo e iniciativas promovidas pela logística, no próximo mês de outubro, ocorrerá a Intermodal Business Fórum com apoio da Abralog.

Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Abifer, e Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS Logística agradeceram o apoio oferecido pela Abralog à multimodalidade no País e o empenho junto ao governo para a concessão de linhas para o segmento que vão ajudar no crescimento da malha ferroviária brasileira.

​Segalla de Mello (foto), que horas antes da solenidade da Abralog defendeu em audiência pública a renovação da concessão ferroviária da sua empresa junto ao governo federal, disse que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) abriu a Audiência Pública nº 7/2019 para colher subsídios a fim de aprimorar os estudos para prorrogar, por 30 anos, o prazo de vigência contratual da concessionária MRS. Com isso, a concessão, que se encerraria em 2026, seria ampliada até 2056.

O trecho da MRS Logística foi concedido em 1996. Ele conta, atualmente, com 1.683 km de extensão de linhas principais e ramais, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.Fotos: Rafael Luvizetto

Fotos do evento

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias