quinta-feira, 18/04/2024

ASSOCIE-SE

Abralog visita EMBRAER

Como é, e como funciona, a logística da Empresa Brasileira de Aeronáutica, a Embraer? Essa pergunta levou a Abralog e sua parceira Reed Alcântara Machado a realizar visita técnica à Cidade Tecnológica de São José dos Campos, onde fica a líder mundial no mercado de jatos comerciais até 130 passageiros, e também a quinta maior do mundo em jatos executivos, além de ser a maior no Brasil em soluções para defesa e segurança. (Antes, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Carlinhos de Almeida e seu primeiro escalão).

“Foi uma grande oportunidade de ver como se resolve a logística de uma potência que atende mercados mundiais em que já vendeu para quase uma centena de companhias aéreas em 61 países, para mais 50 forças armadas e com número superior a 5 mil aronaves entregues. Numa atividade em que a precisão é crucial, a logística da Embraer é feita nos detalhes, mlhares de detalhes”, comentou o presidente da Associação, Pedro Francisco Moreira.

A comitiva da Embraer foi recebida por Claudenir Pelegrina, gerente de Logística da Embraer, juntamente com Newton Coutinho Filho, gerente do segmento de jatos executivos, Alvadi Serpa Jr., de estratégia de jatos executivos, e Julio Cunha, do setor de desenvolvimento de processos, planejamento e projetos logísticos, que apresentou a logística da Embraer à comitiva.

Na importação de materiais, explicou Julio Cunha, o movimento mensal é de 1.300 toneladas, cargas vindas 70% dos Estados Unidos, 25% da Europa e o restante de outros fabricantes mundiais. Oitenta por cento desse transporte é feito por via aérea, com os 20% restantes por navios. Isso gera uma montanha de faturas – 8 mil mensais. Custo aproximado: US$ 250 mllhões de dólares/mês.

A Embraer tem centros de consolidação no Exterior, que executam tarefa muito importante, ou seja, a de fazer a grande triagem do material e também a colocação de etiquetas, antes do envio para o Brasil, que se dá em sua imensa maioria por avião, sendo Viracopos o destino em 80% dos casos; Guarulhos responde pelo parte restante  .

“Isso nos ajuda a evitar muitos problemas”, explica Julio Cunha. “Além da vistoria, há que se fazer a identificação, por meio de RFID”, acrescenta Cunha, já que se trata de processo fundamental para a organiação e movimentação desses materiais, geralmente pequenos.

Já na parte de exportação, o volume de movimentação é menor.mas relevante: US$ 36 milhões/mês, com 108 toneladas e 1.800 faturas também é grande:

Os “milhares detalhes” da logística da Embraer, ao qual se referiu o presidente da Abralog Pedro Francisco Moreira ao comentar os resultados da viagem, devem-se ao minucioso e delicado processo de movimentação das peças e materiais na montagem das aeronaves.

“Temos 227 pontos para transporte, num total de 23 mil entregas mensais”, conta Julio Cunha. Nessas operações, os números são fantásticos: são feitas por mês cerca de 5 mil montagens, nas quais usam-se 1.200 carros de abastecimento e12.500 bandejas (onde peças e componentes ficam à disposição). Afinal, um avião, lembra Julio Cunha pode ter até 50 mil peças.

OUTROS NÚMEROS – A Embraer, fundada em 1969, tem 19 mil funcionários em todo o mundo, somando mais de 20 nacionalidades. Ela está listada nas carteiras do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e do Índice de Sustentabilidade Em​presaria​l da BM&FBovespa (ISE), compostas de empresas que possuem os mais elevados  padrões de governança e gestão sustentável.

Atualmente possui fábricas, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças de reposição em diversos locais do mundo: Estados Unidos, Portugal, Fraça, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Emirados Árabes, Singapura e China. Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Francisco Moreira, Luiz Quintiliano, Claudenior Pelegrina, Newton Coutinho Filho, Alvadi Serpa Jr, e Julio Cunha. Placa de agradecimento pela visita foi entregue pelo associado Luiz Quintiliano, diretor da TAM Cargo.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias