sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

Agora oficializada, Abralog comemora data dos logísticos na Fiesp

 

Hermano Júnior

A Abralog comemorou o Dia da Logística, nesta segunda, 6.6.2022, com jantar na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Foi o primeiro evento após o Congresso Nacional oficializar a data como parte do calendário brasileiro de homenagem às profissões. Pedro Moreira, presidente da entidade, disse que “a data é conquista dessa geração, que está tendo o privilégio de escrever e ver a logística ser reverenciada no cenário nacional”.

André A. Prado

A entidade sempre comemorou o dia da logística em 6 de junho, o famoso Dia D, quando tropas aliadas desembarcaram na costa da Normandia, França, operação logística sem precedentes, que acelerou o fim da Segunda Grande Guerra. Agora, a data foi oficializada por meio de projeto-de-lei do deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), aprovado na Câmara e referendado no Senado, com relatoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).

A cerimônia foi aberta por Hermano Júnior, Diretor de Portfólio da Informa Markets, empresa que é sócia-apoiadora da Abralog, responsável pela realização da Intermodal South America. Em sua homenagem aos presentes, ele lembrou que seu pai, que era um logístico, e nasceu num dia 6 de de junho, sempre falava da grandiosidade da operação do Dia D. E contou trecho de sua trajetória profissional, na empresa alemã Siemens, em que trabalhou por 30 anos próximo à área de logística. “Lá, nós nos referíamos ao núcleo de logística como “Abwicklung”, que significa “desenrolar coisas”, explicou.

Andréa Simões

Homenagens — Para homenagear os profissionais do setor, a Abralog pediu depoimentos de associadas e associados: Andréa Simões, Diretora de Gente, Cultura e Transformação Digital da Log-in Logística, não conhecia de perto o ambiente logístico, no qual passou a trabalhar quatro anos atrás. “Você se apaixona e não sai mais. Eu sou uma logística”.

André Almeida Prado, CEO da BBM Logística, 28 anos de vivência no mercado logístico, fez um pedido aos colegas: “Cada um deve brigar pela logística. Há 20 anos, ninguém sabia o que fazíamos. Hoje já sabem, somos conhecidos e responsáveis por 11% do PIB, mas ainda muito menos importantes que outras indústrias, que apesar de menores, são mais reconhecidas”.

Simone Santos, CEO da SDS Properties, citou em seu depoimento a rápida transformação ocorrida na logística – há duas décadas, disse, praticamente não se falava em logística e os condomínios de hoje eram apenas galpões industriais.

Leandro Bassoi

Leandro Bassoi, COO da Tul, que tem longa vivência com comércio eletrônico, recordou tempos pioneiros, nos quais o desafio era fazer com que o cliente colocasse o cartão de crédito no site. Era tempo de internet discada. Para ele, a logística teve papel fundamental no desenvolvimento do comércio eletrônico, hoje uma realidade no Brasil inteiro. Apesar de distâncias tão longas, ressaltou, a logística e seus profissionais garantem a eficiência e rapidez do e-commerce.

Por fim, Leila Almeida, Gerente Comercial da Andreani, que é farmacêutica de formação, ao cumprimentar os profissionais presentes, lembrou a importância da logística brasileira na epidemia da Covid, que em pouco mais de um ano movimentou 432 milhões de doses de vacinas, em operações de importação, transporte, armazenagem, e distribuição.

Leila Almeida

#eusoulogistica #eusoulogistico — Em seu discurso, o presidente da Abralog afirmou que o futuro próximo reserva grandes responsabilidades para a entidade, entre elas a defesa dos conceitos da ESG, Environmental, Social and Governance. Disse, também, que a Abralog vem crescendo muito (aumentou sua base de associados em 50% durante a pandemia), mas lembrou que é preciso aumentar esse suporte, para alargar a penetração da logística em termos nacionais.

Simone Santos

Segundo Pedro Moreira, a multimodalidade continua sendo uma das principais bandeiras da Abralog, já que é vital a sincronia entre os modais para a redução do Custo Brasil, por meio de mais eficiência e maior produtividade. Por fim, saudou a data dos logísticos, e comentou o brinde entregue aos presentes, um pequeno adereço de vestimenta com os dizeres #eusoulogistica #eusoulogistico. “Esses dois termos são novas marcas da Abralog, e daqui para a frente vão identificar quem é associada e quem é associado da nossa entidade. É uma referência e é também uma homenagem”. Fotos: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias