sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

Antecipação digital de recebíveis ganha espaço entre empresas de logística

O fluxo de caixa, uma das principais dificuldades enfrentadas no setor de logística, encontra alternativas em soluções digitais, e isso tem sido notado no mercado. Notícia distribuída na newsletter semanal da Abralog, sobre fintech que atua nessa área, foi a que mais despertou atenção do público entre as quatro notas presentes naquela edição – apesar de não estar no topo da publicação, recebeu 42,30% dos diques, no caso, as 652 vezes que os leitores acionaram o link para ver o que era a antecipação digital de recebíveis, tema da notícia.

“O fluxo de caixa é uma preocupação constante de quem faz a gestão de frete, porque, antes mesmo de receber do embarcador o valor pelo transporte feito, é preciso arcar com uma série de custos, entre os quais estão o diesel, e o vale-pedágio, indispensáveis para que a carga siga viagem”, explica Leonardo Costanza, Diretor da Sky.Simple, plataforma de antecipação de recebíveis citada na reportagem. 

O nível elevado de cliques que a notícia recebeu é consistente com a procura crescente que Constanza tem notado ao longo dos últimos dois anos, por culpa das dificuldades impostas pela pandemia, além das recorrentes elevações dos combustíveis – só no início de março de 2022, a majoração chegou a 25%.

A Sky.Simple é o braço de recebíveis da Sky.One, startup nascida há oito anos para atuar no então incipiente mercado de cloud computing. Hoje, a empresa, com mais de 3 mil clientes, atua também na América Latina, Estados Unidos e Europa, e tem nos recebíveis um importante nicho.

Costanza acredita que o movimento em direção à empresa tem explicação no fato dela se tratar de plataforma que simplifica a gestão financeira das empresas. “ A tecnologia desenvolvida conta com um portal de fornecedores que facilita a comunicação entre as pontas, compartilhando informações importantes como histórico de relacionamento e próximos vencimentos, otimizando o tempo do fornecedor e da empresa âncora, além de oferecer a possibilidade de antecipar os próximos recebíveis.”, afirma Leonardo Costanza.

Como funciona

Leonardo Costanza, Diretor da Sky.Simple

A antecipação de recebíveis é feita por meio de operação conhecida como Risco Sacado, e segundo Costanza, o processo funciona por meio de uma empresa âncora, que conta com ótimo crédito e o “empresta” para a cadeia de fornecedores. O objetivo é manter saudável o ecossistema e tornar as negociações mais eficientes através do alongamento do prazo com o fornecedor, que pode receber antecipado o dinheiro que só estaria disponível em algum momento no futuro.

Do lado do fornecedor, é possível realizar a gestão de contas a receber. Já a empresa âncora consegue negociar prazos com o fornecedor. Outro benefício apontado pelas empresas é reduzir a resistência na negociação com taxas mais competitivas. Além disso, o projeto não tem custo para a empresa âncora.

A plataforma Sky.Simple integra todos os elementos da sua cadeia e permite que a operação seja feita de maneira totalmente online.

Pequenos não ficam de fora

Diferentemente do Risco Sacado oferecido por estabelecimentos financeiros tradicionais, em que todo o trabalho operacional fica sob a responsabilidade do cliente, a plataforma Sky.Simple é integrada de ponta a ponta e 100% digital. Nos bancos, geralmente, a oferta de crédito é direcionada apenas aos maiores fornecedores, deixando de fora aqueles que mais precisam do crédito.

”As maiores diferenças estão no fato de a operação ser totalmente automatizada, com a oferta de crédito chegando para todos, mesmo para os menores fornecedores. Além disso, o aspecto principal está no processo e no serviço, não no produto financeiro em si”, observa Leonardo Costanza, Diretor da Sky.Simple.

Caminhoneiros, pelo Whatsapp

A plataforma permite, também, a antecipação de Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CTEs), o que agiliza a data da antecipação para o transportador. Basta que o frete tenha sido concluído e a informação disponibilizada no CTE, para que a transação seja efetivada. Desta forma, os recursos chegam mais rapidamente ao transportador.

Leonardo Costanza chama a atenção para outro diferencial: a plataforma permite a antecipação de recebíveis de caminhoneiros, os quais recebem documentos, solicitam antecipações e assinam documentos diretamente através do WhatsApp de seus celulares.

A Sky.One

É uma empresa de tecnologia que oferece ao mercado de software diversas plataformas de serviços que transformam os seus sistemas de gestão, da evolução para a nuvem à expansão dos serviços, criando, cada vez mais, experiências inovadoras que aumentam o valor do seu sistema e a experiência do seu cliente.

Fundada por empreendedores brasileiros em 2014, hoje, são mais de três mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, incluindo nomes como Hirota Supermercados, Philips do Brasil, Fundação Abrinq, entre outros. Além de acumular prêmios e selos como: o Top Startups Linkedin, GPTW, liderança em três quadrantes no ISG Provider LensTM, prêmios de inovação e selo Advanced AWS.

Serviço Sky.Simple: Telefone: (11) 2193-1961 | Site: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//skyone.solutions | Whatsapp: (21) 99331-6666

Crédito da imagem: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias