quarta-feira, 24/04/2024

ASSOCIE-SE

Soluciona Logística amplia frota para atender retomada da demanda

Respondendo ao crescimento de sua base de clientes em 2020, nossa associada Soluciona Logística anunciou nesta quarta-feira (4.11.2020) a incorporação de 61 veículos – entre carretas e cavalos – à sua frota de transportes, que agora totaliza quase 600 ativos para atender ao mercado nacional no segmento de carga dedicada (FTL).

A aquisição foi comemorada pela empresa, uma vez que a chegada dos veículos coincidiu com o reaquecimento da economia nos últimos três meses, após um primeiro semestre de forte contração.

“A retomada imprevista e abrupta da economia acabou por gerar uma fila de espera para a aquisição de bens de capital e outros ativos, comprometendo a capacidade de atendimento de muitas empresas de logística“, explica João Trajano, diretor de operações da Soluciona.

Segundo o executivo, o prazo para entrega de carretas dobrou no período, passando de 90 para 180 dias de espera atualmente.

“Por sorte, fizemos a aposta correta em buscar a contratação ainda em setembro, quando sentimos os primeiros sinais de uma retomada consistente, um sentimento também compartilhado por nossos principais clientes.”

Além dos equipamentos recém-adquiridos, a Soluciona também assinou contrato para outras 20 carretas, com chegada prevista para o início de 2021.

Diversificação

Não foi apenas a previsão de crescimento da demanda que permitiu à Soluciona ampliar sua frota no tempo correto. Trajano explica que o enfrentamento do pior momento da pandemia só foi possível devido à decisão da empresa de antecipar a adoção das novas diretrizes de seu planejamento estratégico, revisado no final de 2019. A palavra-chave do documento, visando reduzir a dependência do transporte de itens para o varejo de moda, foi diversificação.

“Já no início da pandemia, quando ficou claro o risco de uma grande crise econômica, aceleramos a entrada em novos setores, o que acabou por reduzir o impacto na demanda com o fechamento de lojas e shoppings em todo o país a partir de abril”, explica.

Evitando as demissões, a guinada estratégica possibilitou que a Soluciona praticamente dobrasse, no curto prazo, o número de setores atendidos por seus serviços de consultoria logística e transporte: dos tradicionais varejo de moda, móveis, siderurgia, eletrônicos e pneus, conquistou a licença para atuar nos segmentos especializados de fármacos, produtos saneantes, alimentos e bebidas – todos com desempenho acima da média em meio à atual crise sanitária.

Expansão – A chegada da nova frota atesta que os novos ventos são favoráveis para a expansão da empresa, já contratada para atender ao forte crescimento do comércio neste final de ano. As apostas certeiras farão com que a Soluciona preveja para o último trimestre um resultado 20% maior que o mesmo período do ano passado.

Após um ano de fortes ajustes, a empresa aprendeu uma boa lição sobre como sobreviver em meio à crise.

“Em nosso caso, ficou nítido o fato de que a agilidade na tomada de decisões será cada vez mais determinante para os negócios. Para manter-se ou para crescer, o modelo deve ser repensado de forma permanente”, afirma Trajano.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias