A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, anunciou hoje os resultados do 4º trimestre de todo o ano de 2020, com novo recorde de faturamento – que pela primeira vez superou R$ 1 bihão — e forte crescimento do EBITDA.
Também mereceu destaque o fato de a BBM ter completado o atendimento em toda a cadeia logística, com a aquisição da Diálogo, tornando-a a única empresa no Mercosul a oferecer uma solução end-to-end (desde a fábrica até o consumidor).
Em 2020, além da integração da Translovato, a BBM reforçou sua bem-sucedida estratégia de aquisições, com duas operações: a Translag teve o objetivo de expandir a malha logística para o Centro-Oeste e parte do Nordeste, enquanto a Diálogo fortaleceu o atendimento ao e-commerce. A Diálogo é focada no segmento e realizou a entrega de mais de 8 milhões de pedidos em 2020. Estas três empresas adicionam mais de R$ 600 milhões de faturamento anual para a BBM.
“Com a aquisição da Diálogo, nos posicionamos de forma relevante no e-commerce e completamos nossa atuação em toda cadeia logística. A tecnologia de entrega na última milha da Diálogo poderá ser levada para diversas regiões a partir da malha logística nacional da BBM, estamos bastante animados com as oportunidades”, pontuou André Prado.
Crescimento nas divisões TM e DCC
Entre as divisões, a área de TM (Transportation Management), que inclui os serviços de carga fracionada, e-commerce e carga geral, foi destaque, com crescimento de 157% na comparação anual. Esta divisão, cuja operação é asset-light, o que aumenta o retorno sobre o capital investido, representou 70% do faturamento da empresa no trimestre.
Na divisão DCC (operações dedicadas), a resiliência dos contratos de longo prazo e novas operações resultaram em um crescimento de 10% sobre o trimestre anterior.
O EBITDA ajustado aumentou 86%
“A melhora da margem da empresa, impulsionada pelos ganhos de eficiência e diluição de custos fixos através das aquisições, demonstra nossa capacidade de integrar empresas com qualidade e criar valor, explorando oportunidades de cross-selling e otimização de custos.” ressaltou Marco Modesti, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da BBM.
Prioridade para a tecnologia
Para integrar e otimizar todas essas operações, a BBM investe fortemente em tecnologia. Em 2020 foram R$ 12 milhões investidos, principalmente na Plataforma Digital BBM cujo objetivo é digitalizar todas as operações e otimizar as soluções. As primeiras operações a usar o sistema tiveram reduções de distância percorrida superiores a 20%.
A BBM terminou o trimestre com posição financeira sólida e, em março de 2021, emitiu a sua 2ª. debênture no montante total de R$ 240 milhões para novas aquisições,
Segundo André Prado, as perspectivas são muito positivas: “Cada vez mais consolidamos nosso posicionamento diferenciado e único no mercado, atuando em toda a cadeia logística com as melhores soluções. As aquisições recentes aumentaram nossos mercados de atuação gerando diversas possibilidades de sinergias comerciais e operacionais para sustentar nosso ritmo de forte crescimento.”
A BBM Logística – A BBM Logística é especializada em transporte rodoviário de carga, com atuação nos segmentos de carga geral e fracionada, internacional (Mercosul) além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. A empresa foi fundada em 1996, em São José dos Pinhais – no estado do Paraná e está entre os maiores operadores logísticos do modal rodoviário no Mercosul. Desde 2017, conta com o fundo de private equity Stratus em sua estrutura de capital e realizou importantes aquisições ao longo deste período, incluindo a Diálogo, Translovato, Translag, e Transeich.
A BBM obteve registro de capital aberto e assinou contrato de listagem na B3 em 2019.