quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

Blockchain, caminho sem volta

A tecnologia Blockchain vai ser para o mercado o mesmo que a Internet foi para a comunicação no mundo. Essa mensagem foi uma espécie de síntese do evento sobre logística 4.0, realizado nesta quarta, 24.10.2018, pela Federação das Indústrias de São Paulo.

O presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, que também é diretor no Departamento de Infraestrutura da Fiesp, ressaltou que depois das três grandes revoluções industriais ocorridas, agora é a vez da logística 4.0, que está mudando rapidamente tudo na tecnologia e gestão.

Na opinião de Luiz Gustavo Ferreira, consultor da IBM, e um dos debatedores do evento, o Blockchain vai fazer para os negócios o que a internet fez para a troca de informações no mundo. Segundo ele, a implantação da ferramenta tem sido muito satisfatória no aspecto tecnológico, mas ainda é necessário alinhamentos de processos internos entre os integrantes, além de ter de superar uma dificuldade extra, o emaranhado regulatório que existe no Brasil e emperra os negócios. “Blockchain é um caminho sem volta”, disse.

Gabriel Drumond, CEO da startup Intelipost, associada à Abralog, expôs a convivência que tem com o tema. “A  implantação do blockchain já traz melhorias, redução de custos  e otimização para várias empresas do setor logístico que iniciaram a integração de tecnologias de seus fornecedores e clientes na plataforma blockchain. Com as empresas em sintonia em uma mesma plataforma, é possível ter estatísticas e visibilidade de todos os processos em tempo real, evitando erros e prevendo melhor todas as ações de entrega”, disse.

Leandro Bassoi, Diretor do Mercado de Envios, da empresa Mercado Livre, também associada da Abralog, alertou sobre o processo crucial de avaliação do uso de tecnologias para crescer e atender a demanda dos consumidores. “Precisamos estreitar cada vez mais a relação com as agências reguladoras e governos para que os nossos processos tecnológicos facilitem a competitividade do Brasil. Trabalhamos com até 5 dias uteis de entrega, enquanto EUA e Europa já falam em entregas em até 24 horas”, destacou o executivo .

Harry Westfahl Junior, Diretor Científico do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS), afirmou que a automação dos processos é fundamental, para que processos logísticos ocorram com segurança e confiabilidade.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias