sexta-feira, 29/03/2024

ASSOCIE-SE

Abralog mostra como Blockchain conecta logística em tempo real

A Intelipost em parceria com a Oracle e a Abralog (associação brasileira de logística), organizaram a primeira edição do Logistics Tech Challenge: uma maratona de mais de 48 horas de programação com o intuito de criar uma solução inovadora de Blockchain que pode revolucionar a maneira como o rastreamento de cargas funciona hoje.

Os 50 participantes do evento vieram de 10 empresas relevantes do mercado, tanto nacionais como as Lojas Renner e Centauro, Total Express do Grupo Abril quanto multinacionais como a Penske, Pitney Bowes e AON, entre outras. Os grupos tiveram a oportunidade de testar em primeira mão a tecnologia Blockchain usando um open-source framework chamado Hyperledger.

“Blockchain serve para conectar várias empresas que precisam se comunicar de forma eficiente e segura. Você não precisa parar de usar um ERP ou uma outra plataforma para usar Blockchain. Ela não dispensa nenhuma ferramenta, ela conecta diversos canais”, explicou Stefan Rehm, fundador da Intelipost.

Os participantes foram introduzidos a 2 desafios: o registro de uma entrega normal e outra, com um problema de roubo ao longo do percurso. Durante os desafios, os participantes tiveram que registrar todas as etapas de um processo de entrega dentro da plataforma Blockchain, simulando os status desde a emissão da Nota Fiscal até a confirmação de entrega, por meio de um aplicativo mobile.

Para auxiliar no processo, foi utilizada uma balança de cubagem fornecida pela empresa Pitney Bowes, especialmente para o evento. Assim, os participantes, puderam realizar a pesagem dos produtos e enviar as informações automaticamente para a Blockchain. Esse processo também é conhecido como IoT (Internet of Things), onde várias máquinas conectadas se comunicam sem passar por um intermediário humano.

Em linhas gerais, foi comprovado que, utilizando a solução baseada em Blockchain, o tempo de integração é muito mais rápido do que é hoje: foram integradas dez empresas em dois dias, apenas; um processo que sem a Blockchain demoraria meses. As informações são mais seguras e rastreáveis, pois, na Blockchain, a conversa é direta e os dados não podem ser manipulados. Assim, a auditoria e validação é bem mais simples. Tudo isso ocorre com visibilidade completa e em tempo real dos acontecimentos.

Marcio Frugiuele, diretor executivo da ABRALOG, comentou a atuação da associação no Brasil, e o interesse real do setor logístico em investir em tecnologias que geram economia e contornam os problemas de infraestrutura logística.

Victor Andrade, Head de Startups na Oracle Brasil, apresentou um overview do Oracle Global Startup Ecosystem, do qual a Intelipost faz parte. Ressaltou a importância do co-desenvolvimento e co-inovação entre Startups e Enterprises, em um cenário onde todos saem vencedores.

Ricardo Urresti, especialista em desenvolvimento de negócios da Oracle, apresentou o conceito de Blockchain e do funcionamento da Hyperledger na cloud da oracle aos integrantes do evento.

Fernando Lemos, vice-presidente em inovação, transformação digital e cloud da Oracle, apresentou exemplos reais de inovação, reforçando que o futuro é agora e digital. Para Lemos, é necessário “desaprender” os métodos tradicionais para atingirmos a transformação que desejamos para a logística no Brasil.

Veja a seguir os resultados obtidos no evento.

http://blockchain-video-pt.intelipost.com.br

Sobre as empresas engajadas no evento:

Intelipost

Líder no segmento de tecnologia para gestão de transporte na cloud. A startup integra, de maneira inteligente, embarcadores e transportadoras, proporcionando uma visão completa das entregas, produzindo uma média de mais de 300 milhões de cálculos de frete ao mês. Com soluções de cálculo de frete, gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de faturas e reembolso dos Correios, além de ferramentas de business intelligence e serviços de consultoria em logística.

Oracle

Atualmente com mais de 430.000 clientes espalhados em 175 países, a multinacional é pioneira em serviços em Blockchain, oferecendo recursos em SaaS, PaaS e IaaS aos seus clientes.

ABRALOG

A Associação Brasileira de Logística tem como foco proporcionar oportunidades de negócios e acesso a tendências e conteúdos logísticos, buscando soluções aos problemas de infraestrutura na logística brasileira.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias