terça-feira, 26/03/2024

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Cachaça 51 se torna marca de alto renome, certificação especial do INPI

Depois um processo de mais de seis anos, a fabricante de bebidas Cia. Müller conseguiu que sua marca de cachaça, a 51, fosse reconhecida pelo Instituto de Propriedade Industrial (INPI) como marca de alto renome. É a primeira bebida destilada a integrar a lista, que conta com muitas marcas do setor de alimentos e bebidas, como Sadia, Qualy e Dona Benta. Entre as cervejas, estão Kaiser, Skol, Brahma e Schin.

Uma marca de alto renome é aquela que é extremamente conhecida pelos consumidores e, ao entrar nessa lista, ganha proteção especial do INPI. Atualmente, são mais de 130 marcas que compõem esse grupo, como OMO, Havaianas, Coca-Cola, Petrobras e Fusca. A lista é composta por marcas brasileiras e estrangeiras.

Ao entrar na lista, uma marca terá proteção de registro em 45 segmentos, tanto de produtos como de serviços. Com o certificado de registro, a empresa se torna o proprietária de uma marca amparada pela Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/ 96) e evitando cópias. Isso garante ao proprietário da marca exclusividade do uso, sem que nenhuma outra companhia de qualquer segmento possa usar o mesmo nome ou símbolo. Não poderá, por exemplo, haver uma loja de roupas com nome da 51.

O diretor superintendente da Cia Müller de Bebidas, José Aidar Neto, classificou a entrada na lista como uma “importante vitória”, já que a maioria das marcas que compõem este seleto grupo é de origem internacional e investe “bilhões em ações de marketing”. Ele acrescenta que a cachaça 51 é “um símbolo do orgulho nacional”.

A empresa diz que a cachaça é vendida em mais de 1 milhão de pontos de venda por todo o Brasil, além da operação própria de varejo on-line. Pelos dados da Cia. Müller, em média, a cada hora são consumidas mais de 350 mil doses de cachaça 51 em algum ponto do Brasil. As exportações chegam a 60 países, com destaque para Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos. Fonte: Valor Econômico

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