sexta-feira, 29/03/2024

ASSOCIE-SE

Cliente sana problema com Alcis

Fundada em 1979, na cidade de São Paulo, a Elemar Logística, Suporte e Soluções sempre primou pela qualidade e organização em suas atividades. Por conta disso, a empresa, que iniciou suas atividades realizando trabalhos de despachos aduaneiros, hoje é considerada um operador logístico global. “Todo importador, após uma série de processos burocráticos com o pagamento de frete e impostos, deseja receber sua mercadoria o mais rápido possível. Como nosso serviço de entrega era terceirizado, o recebimento demorava mais do que o desejado pelo cliente, daí, surgiu a ideia de ampliar nossa atuação para a parte de transporte e distribuição”, conta o CEO e fundador da empresa, Adilson Vieira de Araújo.

Outro detalhe que incomodava o executivo era em relação a possíveis irregularidades na documentação, o que resultava em multas, mais atrasos e, muitas vezes, até mesmo a apreensão da mercadoria. “Para minimizar esse risco, decidi fazer a inspeção da carga antes do embarque. Dessa forma, criamos também a Elemar Agente de Cargas; nomeamos agentes que realizavam a conferência antes do embarque e, qualquer divergência que ocorresse, já era detectada na saída e corrigida antes que a entrega fosse feita”, explica.

Araújo revela que, tempos depois, os clientes começaram a solicitar da empresa também o serviço em armazenagem. “Um de nossos clientes solicitou auxílio na gestão dos materiais. Por conta desta solicitação, decidimos locar o espaço dentro de um armazém já existente e passamos a fazer a gestão de todo o estoque da empresa”, diz.

Ao expandir os negócios para a área de armazém geral, o CEO da Elemar sentiu a necessidade de implantação de um sistema WMS. “Ao manifestarmos esse desejo para a administração do armazém que utilizámos na época, encontramos muita resistência, pois esse processo exige muito investimento e mudança de conduta da equipe. Por conta disso, decidimos investir na abertura de um espaço próprio, onde pudéssemos implantar o melhor sistema WMS e atender às necessidades dos nossos clientes de maneira personalizada”.

Diante deste cenário, e após uma profunda pesquisa de mercado, a Elemar optou pela aquisição do WMS Alcis. “Entre os critérios para escolha, além de ter uma plataforma que permitisse a interface com diferentes ERPs, também está o reconhecimento de mercado. Quando observamos que grandes operadores já utilizavam esse sistema, optamos por não tentar reinventar a roda. Estrategicamente, iniciamos com um sistema um pouco mais simples e, gradualmente, fomos migrando para um programa mais sofisticado”, define o Diretor Geral da Elemar, Cesar Moitavan Concone.

Segundo Concone, o sistema WMS da Alcis é baseado em uma plataforma que permite realizar interfaces muito mais dinâmicas, sendo esse o principal diferencial da ferramenta. “Outro detalhe importante é o fato de ela oferecer uma personalização de acordo com o nível de exigência do cliente”, afirma.

O diretor geral da Elemar também destaca o suporte técnico oferecido. “Tanto de tempo quanto de hora, inclusive presencial se for o caso, como por exemplo durante o trabalho de implantação do sistema para um novo cliente. Nestes casos, há sempre a participação direta de alguém da Alcis na operação, que faz a análise dos processos do cliente para inserir no sistema WMS e verificar se haverá necessidade de algum tipo de customização ou se a implantação será dentro do padrão já estabelecido”, relata Cesar Concone.

“Procuramos evoluir de acordo com critérios de aprimoramento técnico, mas também de acordo com a necessidade específica de cada cliente. Toda vez que nos é solicitado apoio para algum ajuste ou inovação, analisamos profundamente a situação e não medimos esforços para solucionar o impasse imposto ao cliente”, relata o CEO da Alcis, Luiz Rêgo.

Segundo a diretora comercial da Alcis, Alessandra Di Sicco, a evolução que o sistema WMS traz para as empresas que o utilizam está pautada na robustez de dados. “Nosso Sistema de Gerenciamento de Depósito é completo e com qualidade reconhecidamente internacional. Ele permite, com um baixo esforço de configuração, adaptar-se às necessidades concretas de cada depósito, cobrindo sem necessidade de customizações adicionais, cerca de 95% das funcionalidades exigidas pelas operações. Altamente parametrizável, reduz drasticamente a necessidade de customizações e, através de uma única instalação, gerencia vários depósitos, físicos ou lógicos, “, explica Alessandra.

Hoje, a Elemar possui presença física em 35 cidades de cinco diferentes países. Também está presente em outras 84 nações através de uma rede de representantes que dão suporte em todo o processo de embarques, despacho em aduanas, transporte e armazenagem. “Quando estamos em trabalho de prospecção, o cliente sente essa maturidade e a força da infraestrutura que temos, tanto física quanto sistêmica”, finaliza Adílson Vieira de Araújo.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias