sábado, 20/04/2024

ASSOCIE-SE

Comitê de e-commerce se reúne e discute logística de perecíveis

Reunião do Comitê de E-commerce, realizada na terça-feira, 20/7/2021, discutiu a logística de perecíveis, segmento conhecido como FLV (frutas, verduras e legumes) sob a ótica do e-commerce.

Para debater o tema foram convidados Mateus Erthal, co-founder da startup Frexco e Ricardo Rodrigues, diretor de Supply Chain do Dia Group. Durante a reunião, ambos ressaltaram a importância do elemento humano na operação logística de perecíveis devido à extrema sensibilidade dos produtos. 

Além do treinamento, Mateus também destacou a importância da tecnologia como suporte às operações, seja nos processos de gestão dos estoques como no contato com os fornecedores. 

No caso da Frexco, a rede de fornecedores é composta em sua maioria de pequenos produtores que se utilizam de aplicativos para agendar a coleta dos produtos que são destinados a restaurantes. Mateus lembrou que por conta da pandemia a empresa passou a atuar no segmento B2C com o objetivo de atender o consumidor final. Por outro lado, tanto Ricardo como Mateus ressaltaram a importância da gestão financeira da operação, uma vez que as margens são baixas e podem ser afetadas pelas perdas inerentes ao manuseio de produtos sensíveis.

Os temas previstos para os próximos encontros do comitê de e-commerce são: “A evolução do e-commerce B2B”, “Desafios para o modelo D2C (direct to consumer)”, “Planejamento da operação logística para eventos sazonais” (como Black Friday, Dias das Crianças, etc.) e “Panorama do e-commerce na Europa”. O próximo encontro está programado para 20.8.2021

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias