quarta-feira, 22/05/2024

ASSOCIE-SE

Comitê de Inovação da Abralog visita instalações da Invent

A reunião mensal do Comitê de Inovação e Tecnologia da Abralog, na quarta-feira, 25 de outubro de 2023, foi realizada na matriz da Invent, sócia-apoiadora da entidade, em São Bernardo do Campo. A  programação do encontro constou de apresentação feita por Augusto Ghiraldello, Vice-presidente-executivo da empresa anfitriã, sobre a “Importância da micro automação em Dark Stores”, e cases da Invent, implantado na Natura, apresentado por Angel Medeiros, sócio da Druidas Consultores, e na Hinode, comentado por Edney Falaschi, diretor-geral da Invent. Ao final, os visitantes conheceram uma linha de separação de pedidos.

Em sua fala, Augusto Ghiraldello afirmou que a microautomação em Dark Stores é crucial para otimizar as operações de comércio eletrônico. “Ela melhora a eficiência, reduz erros, acelera o atendimento de pedidos, economiza custos de mão de obra e aprimora a gestão de estoque”, disse.

Segundo Ghiraldello, a microautomação aumenta a satisfação do cliente, contribui para a sustentabilidade, melhora a rastreabilidade e mantém a competitividade, permitindo a adaptação a mudanças no mercado. Durante sua apresentação, o Vice-presidente-executivo da Invent convidou o consultor Edson Carillo, Vice-presidente da Abralog, para comentar aspectos da aplicação da micro automação.

Ao comentar seu case, o consultor Angel Medeiros explicou que a Natura contratou a Invent porque buscava uma solução nacional que se equiparasse às oferecidas pelos três grandes players mundiais: Scheffer, Dematic e Knapp. A parceria resultou em um retrofit bem-sucedido, com grande flexibilidade, alto desempenho e mesmos níveis de qualidade e sofisticação das soluções importadas.

Segundo Medeiros, a Natura está satisfeita com o projeto, que envolve uma linha de produção de 1.500 caixas por hora e um software para 4 mil caixas por hora, integrando as três tecnologias e a própria Invent”, ressalta Medeiros.

Outro ponto relevante nessa parceria foi a integração de um sistema inédito no Brasil, a máquina formadora de caixas automáticas da CMC Italiana. Esta máquina é capaz de montar caixas de qualquer tamanho, sob medida. Embora ainda não esteja em operação, está prevista para entrar em funcionamento no início do próximo ano, sendo totalmente gerida pela Invent.

Edney Falaschi, diretor-geral da Invent, por sua vez, mostrou como a empresa automatizou as operações do Grupo Hinode, que contava com uma planta de 6 mil metros quadrados e 120 funcionários, em dois turnos, e após a parceria com a Invent, foram necessários apenas 44 funcionários em um turno, operando em sua capacidade máxima, de 25 mil caixas-dia. O retorno do investimento, inicialmente calculado em dois anos e meio, foi alcançado em apenas um ano e meio.

Leonardo Araki, CEO da Invent, e Pedro Moreira, presidente da Abralog, presentes à reunião, fizeram a abertura do encontro. A Invent, criada há 8 anos, está em fase de internacionalização – chegou aos Estados Unidos, e se prepara, no momento, para se instalar no México.

A associada Invent

Fundada em 2014 pelos engenheiros Leonardo Araki, Augusto Ghiraldello e Igor Uliana, a Invent inicialmente oferecia consultoria especializada, manutenção pós-venda e adaptações em sistemas já existentes. A partir de 2016, com a introdução de engenharia e softwares especializados, deram início a projetos próprios, utilizando equipamentos de movimentação importados dos EUA e Europa, atendendo setores como indústria, atacado, varejo, 3PL e e-commerce. Nesse período, consolidaram importantes parcerias internacionais, com destaque para os componentes para Picking-by-Light ATOP, proporcionando diversas soluções acessíveis ao mercado.

Em 2017, seguindo uma estratégia de redução de prazo e custo, a empresa inaugurou um novo espaço para estoque e montagem de seus próprios equipamentos, consolidando-se como um integrador completo de soluções, com mais de 90% de nacionalização em seus projetos.

No ano de 2022, a Invent deu um passo significativo ao inaugurar uma nova sede em São Bernardo do Campo (SP), com mais de 4000 metros quadrados, centralizando todas as atividades da empresa. Além do Brasil, a Invent conta com filiais de vendas em Miami (Brickwell), Alphaville (Barueri/SP) e seis bases técnicas avançadas em locais estratégicos para oferecer suporte em todo o território nacional.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias