quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

Comitê Indústria e Varejo

A Associação Brasileira de Logística vai lançar no início de 2016 o Comitê da Indústria de Consumo e Varejo, que o presidente da entidade, Pedro Francisco Moreira, considera de grande magnitude e importância. “Indústria e varejo dependem cada vez mais da logística e esse comitê, pela amplitude dos temas sobre os quais vai lançar o olhar, terá grande poder de mobilizar empresas e profissionais de grande nível. Também em função da abrangência que vai ter, ele se valerá da experiência e caminhos já traçados pelos demais comitês da Abralog”.

Luiz Ricardo Marques Pedro, conselheiro da Abralog e profissional com reconhecida expertise no setor, vai comandar esse novo núcleo de geração de conhecimento da Abralog. Nesta entrevista, ele diz o que é e como vai operar o novo comitê.

Que idéia você faz de um Comitê como esse?

A Abralog está criando o Comitê da Industria de Consumo e Varejo com a finalidade de integrar esses dois elos principais da cadeia de suprimento do varejo.  Essa integração passa por outros agentes que oferecem soluções para a otimização da mesma. Por isso, é fundamental a participação também de operadores logísticos, transportadores, empresas de soluções tecnológicas (software, hardware, automação, inovação), empresas de equipamentos de movimentação e de armazenagem, etc..

O Comitê vai conferir grande importância ao consumidor?

Com absoluta. A Logística tem um papel cada vez mais relevante no desafio de oferecer o produto certo, no momento certo e ao menor custo possível para o consumidor. Este consumidor, cada vez mais consciente e exigente, impõe que indústria e varejo busquem uma integração e alinhamento cada vez maiores, de modo a responder aos desafios desse novo momento. Colaboração é a palavra chave.

Conhecimento, também?

Sem dúvida. Este Comitê irá refletir a visão da Abralog de promover a disseminação contínua do conhecimento, de suas tendências e das melhores práticas do mercado, contribuindo ativamente para a integração plena das diversas cadeias de valor.

Como o Comitê vai funcionar?

Por se tratar de assunto tão abrangente, nossa intenção é criar subcomitês que contemplem os mais variados tipos de varejo (alimentos, moda, eletroeletrônicos, material de construção civil, etc.). Já temos sugestões de temas a serem abordados, que serão validados em uma primeira grande reunião aberta, provavelmente em março, com todos os convidados a participar do comitê.

Quais seriam esses subcomitês?

Já temos sugestões de temas a serem abordados: logística de distribuição  e entregas noturnas; tecnologia, produtividade, automação e inovação; operadores logísticos no atendimento do varejo; logística reversa e meio ambiente; logística do e-commerce e gestão de risco…

Que tipo de atuação imagina para eles?

Em cada um dos subcomitês a serem criados teremos a participação de representantes da Indústria de Consumo, do Varejo, das empresas provedoras de solução para a cadeia de suprimento e entidades parceiras da Abralog, promovendo debates, benchmarking e networking entre os participantes.

Quais os objetivos que a Abralog quer alcançar?

Esperamos promover o desenvolvimento da logística e contribuir, tanto com a Indústria de Consumo quanto com o Varejo, para a superação dos enormes desafios que se verificam hoje, como redução de custos e de estoques; melhoria do nível de serviço ao consumidor final; diminuição de perdas e rupturas; aumento de produtividade e eficiência nos processos, particularmente nos de logística reversa, dentre outros.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias