sábado, 23/03/2024

ASSOCIE-SE

Como será o programa de inovação

A Abralog e a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) apresentaram nesta quinta-feira, 26 de julho de 2018, o Programa Gestão da Inovação para Empresas de Logística, cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento da performance de empresas do segmento.

Segundo o professor Isak Kruglianskas, que é o responsável pelo curso, o caminho será o de modelar assessorias que melhor atendam às necessidades das empresas envolvidas. “Trata-se de um programa de assessoria que, através do trabalho conjunto de um grupo de empresas, pretende atender de forma econômica às necessidades de cada uma”, como explicou o professor Isak Kruglianskas, que também é presidente da FIA-USP.

A jornada terá seis meses de duração, durante os quais será criado “ambiente pró-inovação” por meio de ciclos de discussão, ou seja, workshops que se realizarão a cada 30 dias “apontando adequações para viabilizar o processo de gestão da inovação nas empresas participantes”, como explicou o consultor da FIA Ricardo Annicchino, que conduzirá o programa junto com o professor Isak Kruglianskas.

Para o presidente da Associação Brasileira de Logística, Pedro Francisco Moreira, com essa oportunidade dirigida aos sócios a Abralog está cumprindo alg uns pontos de sua missão, no caso “aproximar a comunidade logística da Academia e oferecer aos integrantes da entidade acesso a conteúdo relevante e fundamental, como é a inovação”.

Segundo o professor Isak Kruglianskas, que é o responsável pelo curso, o caminho será o de modelar assessorias que melhor atendam às necessidades das empresas envolvidas. “Trata-se de um programa de assessoria que, através do trabalho conjunto de um grupo de empresas, pretende atender de forma econômica às necessidades de cada uma”, como explicou o professor Isak Kruglianskas, que também é presidente da FIA-USP.

DEPOIMENTOS

Fernando Camargo, gerente responsável pelo transporte intermodal da Hamburg Süd e Aliança Navegação para a América do Sul, fez os seguintes comentários sobre a apresentação: “Na minha opinião, o encontro abordou um assunto de grande relevância, o tema inovação, que na maioria das vezes é tratado de forma não-estruturada, estando associado ao processo de melhoria contínua das empresas. Desta vez, não: foram mostrados conceitos de inovação, casese a existência de metodologias que combinam a melhoria contínua com ações disruptivas”.

“O curso proposto é uma grande oportunidade de aplicarmos as melhores práticas nas nossas empresas visando desenvolver o processo de inovação. Além disso, a colaboração entre as empresas envolvidas pode gerar um resultado ainda mais satisfatório”, disse.

Luiz Antônio Rêgo, CEO da Alcis, empresa dedicada a softwares de logística, acompanhou a apresentação do programa e disse que ele tem como foco o que chama de “necessidade crítica que todas empresas têm: inovar”. Para Rêgo, o curso é oportuno e com model ode transferência de conhecimento muito interessante.

Também presente ao encontro, Maurício Fabri de Oliveira, sócio-diretor da Runtec, empresa voltada para sistemas logísticos, comentou: “O evento apresentou um conteúdo rico e objetivo. Inovação é um tema que precisa ser inserido na cultura dos organizações, e a apresentação nos ajudou a entender que esta inserção deve ser feita de forma estruturada. Com exemplos práticos, conseguiu até ilustrar como isso pode ser feito. Muito bom”.

Opinião de Adriano Maeda, diretor de logística da EBD, uma das maiores empresas de distribuição e representação de produtos de consumo doméstico do Brasil: “Ótima a iniciativa da Abralog em conjunto com a FIA-USP de proporcionar para as empresas uma solução que auxilie na implementação e desenvolvimento do conceito Inovação Continuada. Acredito que foi esse o recado mais importante do evento”.

Marcelo Canozo, da Associação Nacional dos Produtores de Paletes e Embalagens de Madeira, a Anapem, disse: ”Penso que devemos estar antenados em tudo o que se refere ao tema inovação. O evento nos deu brilhante oportunidade para uma analise interna de como estamos em relação ao assunto. A proposta apresentada é uma ótima oportunidade para as empresas saírem fora da caixa”.

A Abralog está à disposição para outras informações. 11 3668-5513.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias