sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

Como será o Programa Gestão da Inovação para Empresas de Logística

A Abralog e a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) apresentaram nesta quinta-feira, 26 de julho de 2018, ​o Programa Gestão da Inovação para Empresas de Logística, ​cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento da performance de empresas do segmento.

Segundo o professor Isak Kruglianskas, que é o responsável pelo curso, o caminho será o de modelar assessorias que melhor atendam às necessidades das empresas envolvidas. “Trata-se de um programa de assessoria que, através do trabalho conjunto de um grupo de empresas, pretende atender de forma econômica às necessidades de cada uma”, como explicou o professor Isak Kruglianskas, que também é presidente da FIA-USP.​

A jornada terá seis meses de duração, durante os quais será criado “ambiente pró-inovação” por meio de ciclos de discussão, ou seja, workshops que se realizarão a cada 30 dias “apontando adequações para viabilizar o processo de gestão da inovação nas empresas participantes”, como explicou o consultor da FIA Ricardo Annicchino, que conduzirá o programa junto com o professor Isak Kruglianskas​

Para o presidente da Associação Brasileira de Logística, Pedro Francisco Moreira, com essa oportunidade dirigida aos sócios a Abralog está cumprindo alg uns pontos de sua missão, no caso “aproximar a comunidade logística da Academia e oferecer aos integrantes da entidade acesso a conteúdo relevante e fundamental, como é a inovação”.

Segundo o professor Isak Kruglianskas, que é o responsável pelo curso, o caminho será o de modelar assessorias que melhor atendam às necessidades das empresas envolvidas. “Trata-se de um programa de assessoria que, através do trabalho conjunto de um grupo de empresas, pretende atender de forma econômica às necessidades de cada uma”, como explicou o professor Isak Kruglianskas, que também é presidente da FIA-USP.​

DEPOIMENTOS


Fernando Camargo
, gerente responsável pelo transporte intermodal da Hamburg Süd e Aliança Navegação para a América do Sul, fez os seguintes comentários sobre a apresentação: “Na minha opinião, o encontro abordou um assunto de grande relevância, o tema inovação, que na maioria das vezes é tratado de forma não-estruturada, estando associado ao processo de melhoria contínua das empresas. Desta vez, não: foram mostrados conceitos de inovação, casese a existência de metodologias que combinam a melhoria contínua com ações disruptivas”.

“O curso proposto é uma grande oportunidade de aplicarmos as melhores práticas nas nossas empresas visando desenvolver o processo de inovação. Além disso, a colaboração entre as empresas envolvidas pode gerar um resultado ainda mais satisfatório”, disse.

Luiz Antônio Rêgo, CEO da Alcis, empresa dedicada a softwares de logística, acompanhou a apresentação do programa e disse que ele tem como foco o que chama de “necessidade crítica que todas empresas têm: inovar”​. Para Rêgo, o curso é oportuno e com model ode transferência de conhecimento muito interessante.

Também presente ao encontro, Maurício Fabri de Oliveira, sócio-diretor da Runtec, empresa voltada para sistemas logísticos, comentou: “O evento apresentou um conteúdo rico e objetivo. Inovação é um tema que precisa ser inserido na cultura dos organizações, e ​a apresentação nos ajudou a entender que esta inserção deve ser feita de forma estruturada. Com exemplos práticos, conseguiu até ilustrar como is​s​o pode ser feito. Muito bom”.

Opinião de Adriano Maeda, diretor de logística da EBD, uma das maiores empresas de distribuição e representação de produtos de consumo doméstico do Brasil: “Ótima a iniciativa da Abralog em conjunto com a FIA-USP de proporcionar para as empresas uma solução que auxilie na implementação e desenvolvimento do conceito Inovação Continuada. Acredito que foi esse o recado mais importante do evento”.

Marcelo Canozo, da Associação Nacional dos Produtores de Paletes e Embalagens de Madeira, a Anapem, disse: ”Penso que devemos estar antenados em tudo o que se refere ao tema inovação. O evento nos deu brilhante oportunidade para uma analise interna de como estamos em relação ao assunto. A proposta apresentada é uma ótima oportunidade para as empresas saírem fora da caixa”.

A Abralog está à disposição para outras informações. 11 3668-5513. 

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias