terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

Coordenador do Comitê Cadeia do Frio da Abralog faz palestra no Comitê Farma da entidade

Ozoni Argenton Júnior, um dos coordenadores do Comitê da Cadeia do Frio da Abralog, foi o convidado da reunião mensal de outro Comitê da entidade, o de Logística Farmacêutica, na quinta-feira, 14.10.2021.

A apresentação abordou o transporte na indústria farmacêutica, que vem, gradativamente, exigindo série de requisitos até recentemente pouco considerados pelos prestadores de serviços da área.

A logística farmacêutica, disse o palestrante, é complexa e requer investimentos em frotas e equipamentos; tecnologia embarcada (monitoramento, rastreamento, dataloggers); treinamento e capacitação das equipes; gestão de riscos; expertise operacional nas atividades; além de certificações e autorizações.

Ozoni Argenton Júnior lembrou que cada R$ 1 gasto na distribuição de produtos farmacêuticos gera R$ 1,79 para a economia.

Em crescimento – Segundo o palestrante, o mercado de armazenagem frigorificada no País apresentou crescimento de 20,8% em relação a 2019, sendo que as 10 maiores empresas são responsáveis por 64,4% da capacidade total frigorificada.

O custo logístico total do segmento frigorificado representa 19% do faturamento bruto das empresas, de acordo com Argenton Júnior. Ainda segundo o especialista, 11% estão na armazenagem, 59% no transporte e distribuição, enquanto 7% são custos administrativos e 23% os chamados custo gerais, aí incluído impostos, juros, seguros apreciação de ativos, entre outros itens.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias