Cuidados no transporte de autopeças impulsionam a visibilidade do setor

O setor de autopeças vem apresentando uma retomada expressiva no último ano. Após a paralisação das montadoras no primeiro semestre de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, o desempenho de vários setores da cadeia automotiva acabou sendo favorecido nos anos seguintes. Esse crescimento inclui também as empresas de autopeças que apresentaram alta de 92,9% na receita líquida dos primeiros cinco meses de 2021, de acordo com o relatório do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Em conjunto com ampliação do setor, a compra e venda de peças, principalmente pela internet, também apresentou expansão. Segundo dados da 42ª edição do relatório Webshoppers, o segmento Automotivo (lojas online com predominância na venda de acessórios automotivos, como rodas, pneus, faróis, alarmes de segurança, etc.) teve o segundo maior tíquete médio no fim de 2020. Estes números têm impacto direto no setor de logística, que nesse sentido deve estar atento aos cuidados ao transportar esse tipo de produto.

Neste cenário, dentre os principais desafios no segmento logístico estão a armazenagem da mercadoria durante o trajeto, como embalagem adequada da carga, organização e ventilação do veículo; e o prazo de entrega, que para esse caso requer mais agilidade uma vez que são solicitados com urgência. Além disso, é imprescindível atenção aos diversos processos envolvidos no transporte, sendo os principais: a atenção ao tipo de veículo que será utilizado, observando a melhor opção, rastreio de mercadorias, gestão de riscos, monitoramento do frete e o seguro garantido para todas as viagens.

Com intuito de realizar as entregas desse segmento de forma adequada, segura e ágil, a BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do modal rodoviário do Mercosul, ampliou no último ano em 25,36% seu sistema de transporte de carga de autopeças dentro do segmento de fracionados, medida que consiste em agrupar diversificados tipos de produtos no mesmo veículo, organizado com remessas de pequenas quantidades. A adoção desse modelo faz com que em apenas uma viagem sejam entregues encomendas de diversos segmentos compatíveis, otimizando o tempo de entrega e diminuindo os custos. Esse tipo de sistema se enquadra perfeitamente no carregamento de autopeças que, geralmente, são peças pequenas e mecânicas, que podem apresentar fragilidades e defeitos caso não sejam transportadas com cuidado.

De acordo com Jorcei Chiochetta, Diretor de Carga Fracionada da BBM Logística, a ampliação do sistema de transporte desse tipo de carga mostra a atenção da companhia com o atendimento de diversos segmentos. “Observando o crescimento do setor de autopeças, pudemos notar a necessidade de operações exclusivas para atender as demandas, cobrindo todos os processos e oferecendo uma boa experiência ao cliente final”, finaliza o executivo.

A companhia possui uma ampla malha rodoviária, que atende todas as regiões do Brasil e Mercosul a partir da distribuição para todo varejo, oferecendo as melhores soluções para cargas fracionadas para o setor, e investindo em medidas e tecnologias que acompanham todo o processo do produto desde a saída do fabricante ao cliente final, também chamado de processo End-to-End.

BBM Logística – BBM Logística é um dos principais operadores logísticos rodoviários do Mercosul e foi eleita em 2021 pelo Financial Times como uma das oito transportadoras que mais cresceram nas Américas, sendo a única brasileira. Alicerçada sob o conceito End-to-End, operando desde a matéria-prima até o consumidor final, a companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado e carga geral, internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros. Com 25 anos de atuação, a partir da entrada em 2017 do fundo de Private Equity Stratus e da nova equipe de gestão, a BBM se tornou um consolidador do setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. Hoje, com mais de 5.300 funcionários, 3.000 veículos em operação e mais de 15 milhões de entregas por ano, a BBM com seu posicionamento Omnichannel, promove soluções logísticas para qualquer canal de venda.

Foto: Divulgação



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