sábado, 20/04/2024

ASSOCIE-SE

Cultura da inovação essencial para a logística

Entender como a cultura da inovação deve ser implantada nas empresas para acompanhar o mundo 4.0 e seus avanços e influências nos processos logísticos foi o principal assunto debatido hoje (16.10.2018), no MeetUp, encontro entre especialistas realizado em gabinete durante a 20ª edição do evento Futurecom, da Informa Exhibitions, a maior empresa de feiras de negócios do mundo.

O mediador do encontro, Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog, buscou opiniões abordando o uso de novas tecnologias como o blockchain e seus efeitos e tendências. “Em um futuro muito próximo, os processos logísticos serão feitos, cada vez mais, baseados na demanda de previsibilidade, com o uso indispensável da inteligência artificial, Iot, Big Data”, destacou o presidente da Abralog ao lembrar que os assuntos discutidos farão parte da base de conteúdo para da próxima edição da Intermodal e Conferência Nacional da Logística, de 19 a 21 de março de 2019, em São Paulo.

Diante disso, <em>Charles Schweitzer, gerente de Inovação da Leroy Merlin</em>, lembrou que a cultura de inovação deve ser incentivada nas empresas, para que os processos logísticos e experiências de atendimento ao mercado utilizem cada vez mais os recursos da tecnologia. “Hoje, a Leroy Merlin já tem várias ações que estimulam a aplicação da inteligência artificial e novas experiências em sua rede, começando pelo seu portal Inova Leroy Merlin, que estimula a participação de clientes, funcionários e fornecedores com sugestões de melhorias nos atendimentos de suas 41 lojas e mais um centro de distribuição”.

O executivo explica também que existe uma grande intenção da companhia em utilizar tecnologia blockchain para ajudar, por exemplo, na integração de toda a cadeia de madeira certificada para a rastreabilidade e certificação de seus produtos, desde os processos artesanais e indústrias, até a entrega ao cliente.

<em>Leonardo Longuhi, coordenador de telecomunicação da BRF</em>, tem intenção de utilizar soluções em blockchain para as unidades industriais no País. “A nossa ideia é implementar a rastreabilidade de produtos em tempo real, desde a indústria até a entrega dos alimentos na casa dos consumidores por meio de informações fundamentais sobre destino, peso, quantidade comercializada, entre outras”.

<em>Clenilza Soares dos Santos, executiva de negócios da Protege</em>, empresa de segurança e proteção de valores, afirmou que a adoção de tecnologias em seus processos têm sido essencial para o sucesso dos negócios, com o monitoramento do transporte de cargas, rastreamento para evitar roubos.

<em>Antonio Carlos dos Santos, representante comercial da Super Sonic</em> Logística, lembrou que hoje as empresas do setor vendem informações e não simplesmente o serviço de transporte de cargas. Investir em tecnologia é um dos caminhos para trazer melhor eficiência nos processos de entrega – e cada vez mais a Super Sonic está implementando a cultura de inovação e inteligência artificial para aperfeiçoar a sua atuação no mercado.

O Futurecom, é considerado o evento mais influente em tecnologia de informação e comunicação na América Latina. Está em sua 20ª edição, que termina quinta-feira (18.10.2010), no São Paulo Expo. Promovido pela Informa Exhibitions, o Futurecom 2018 reúne profissionais e acadêmicos, expondo soluções avançadas em tecnologia.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias