quinta-feira, 28/03/2024

ASSOCIE-SE

Dedicada à cadeia fria de saúde, BLS vem para Abralog fazer logística de ponta

ENTREVISTA FÁBIO MARTINS | CEO DA BLS

Especialista em inovação, distribuição e lançamento de produtos no segmento farma e na cadeia do frio, Fábio Martins, CEO e sócio-fundador da  BLS Pelican, apresenta nesta entrevista o que é e o que pretende a empresa, que acaba de se associar à Abralog. Martins tem mais de 25 anos de trajetória em mercados B2B, com passagens por multinacionais como Schering-Plough, Ranbaxy e Glenmark, tendo participado do start-up das duas últimas no Brasil, Argentina, México, Colômbia e no Peru.

Sobre a BLS, ele diz: “Atuamos com um modelo que quebra os paradigmas do mercado atual. Nossas soluções são pay-per-use e garantimos a gestão completa da cadeia logística, desde o preparo das embalagens em nossos centros de serviços, até a entrega aos clientes finais, garantido prazo e qualidade dos itens transportados, com zero excursão térmica.

O que é a BLS?

A BLS é a primeira integradora de soluções 100% focada em cadeia fria que atua com a manutenção de temperatura e umidade correta de medicamentos e insumos, desde a armazenagem até a entrega no cliente final. Nós oferecemos os mais sofisticados sistemas de acondicionamento e controle e embalagens térmicas reutilizáveis de alta performance disponíveis no mercado, com controle passivo de temperatura e umidade, além de soluções logísticas para todos os stakeholders. Temos representação exclusiva da Pelican Biothermal, a maior player global de embalagens com zero excursão térmica, que não levam isopor e nem fazem o uso de gelo para o transporte seguro de produtos farmacêuticos, clinical trials, diagnósticos, tecidos humanos, vacinas e suprimentos de sangue.


Quando a empresa foi fundada? E como ela foi criada?

A empresa foi criada em outubro de 2017 com primeiro intuito de representar a marca Pelican no Brasil, derivando hoje no processo completo de logística de produtos para saúde com controle de temperatura para toda a América Latina.

Quais as suas principais áreas de atuação no Brasil?

Atuamos desde a armazenagem até a entrega de medicamentos, produtos de diagnostico e demais insumos com necessidade de controle de temperatura, serviços de qualificação de embalagens e equipamentos, locação de embalagens reutilizáveis e venda de insumos para controle de temperatura.

Desde quando está aqui e por que veio?

Com grandes investimentos no setor e iniciativas de desenvolvimento de uma rede sustentável para a logística reversa e a redução de resíduos, a BLS iniciou suas atividades no Brasil em 2017, tendo avançado para o mercado argentino em 2018, e para o chileno em 2019. Nossa missão é salvar vidas ao fim da cadeia logística.

Especificamente na logística, o que ela faz?

A BLS oferece gestão segura e eficiente de embalagens retornáveis de alta performance, possibilitando a otimização de todo o processo de distribuição em cadeias frias em termos de qualidade, sustentabilidade e eficiência com todos os stakeholders da cadeia logística.

Como a empresa está estruturada, internacionalmente?

A BLS Pelican possui operação em toda a América Latina, com bases na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá e também Estados Unidos. Para o nosso processo de expansão global, inauguraremos novas bases na Itália, Índia e China até o fim de 2021.

Em que a BLS Pelican pode ser considerada diferente?

Atuamos com um modelo que quebra os paradigmas do mercado atual. Nossas soluções são pay-per-use e garantimos a gestão completa da cadeia logística, desde o preparo das embalagens em nossos centros de serviços até a entrega aos clientes finais, garantido prazo e qualidade dos itens transportados, com zero excursão térmica.

O que a empresa quer ser daqui a 5 anos no Brasil?

Queremos ser conhecidos mundialmente por nossa qualidade e compromisso com nossos clientes, sendo a melhor integradora de soluções logísticas para a cadeia de frio junto às indústrias de ciências da vida.

Nesse momento de revolução tecnológica, como a BLS Pelican encara as tecnologias disruptivas e como se prepara para essa era?

Somos movidos a tecnologias revolucionárias, exclusivas e patenteadas. Nossas soluções proporcionam mais segurança, economia e sustentabilidade nas várias etapas da logística de produtos de cadeia fria e temperatura controlada. Para se ter uma ideia, a solução foi desenvolvida a pedido do exército americano para o transporte de bolsas de sangue em meio aos conflitos existentes no Oriente Médio. Já medicamentos e materiais biológicos precisam de condições estáveis de temperatura e umidade para manter suas características farmacológicas. Entre esses produtos sensíveis estão imunizantes, fármacos, ensaios clínicos, diagnósticos, tecidos, vacinas e suprimentos de sangue, conteúdo de imunobiologia, anestésicos e quimioterápicos, somente para citar alguns. Se todas as embalagens utilizadas nesse transporte e armazenamento forem de uso único, salvamos a saúde do ser humano de um lado e impactamos o meio ambiente de outro.

Como a infraestrutura deficiente do País impacta a logística da empresa? Quais são as principais dificuldades?

Entendemos a deficiência logística do Brasil como uma oportunidade, onde trabalhamos intensamente no desenvolvimento de parceiros logísticos regionais para, no trabalho colaborativo, atender nossos clientes fechando o ciclo logístico – desde a coleta até a reversa de nossas embalagens – de acordo com o SLA contratado.

Como está sendo enfrentar a pandemia?

Temos um leque de oportunidades em diversos setores da indústria brasileira e latino-americana, principalmente no desafio logístico de armazenagem e distribuição das vacinas contra a COVID-19. A cadeia de frios será colocada à prova durante o próximo ano para lutar contra a ineficiência no transporte e acondicionamento dos imunizantes. Nesse sentido, temos a solução para todas as pontas, assegurando zero excursão térmica, maior eficiência da operação logística, sustentabilidade no processo todo e otimização dos investimentos, uma vez que extinguimos o processo de descarte de materiais entregues fora da conformidade exigida por qualquer stakeholder. A resolução da Anvisa 360/2020, que altera a norma sobre Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos, foi um fator de aceleração para comunicar a nossa oferta ao mercado e apoiar a adaptação das indústrias na nova exigência. Estamos prontos para atender à demanda da distribuição de vacinas em toda a América Latina para vencer a pandemia.

Por que a empresa se associou à Abralog?

Somando nossa expertise à expertise da Abralog, acreditamos que podemos unir esforços e promover uma logística de ponta – como a que o Brasil merece – especificamente no segmento de cadeia fria, o farmacêutico, e o de saúde nas suas muitas vertentes, como a de vacinação, exames laboratoriais e diagnóstico rápido e preciso, doação de sangue e órgãos.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias