quarta-feira, 24/04/2024

ASSOCIE-SE

Docpharma, nova associada

A Docpharma, empresa especializada na área regulatória do setor farmacêutico, acaba de se associar à Abralog. Ela atende farmácias, drogarias, transportadoras, empresas de armazenagem, distribuidoras de medicamentos e operadores logísticos de produtos sob o regime de Vigilância Sanitária. Fundada em agosto de 2014, a empresa tem sede em Osasco e em pouco mais de um ano conquistou grandes clientes, como Prosegur, Autlog, Gimba e Grupo Mais Brasil.

Cristiani Fachini, a CEO da empresa, é empreendedora jovem mas com 11 anos de carreira na área, atuando em companhias como PratiDonaduzzi, Profarma, Dorsay Monange e Grupo Sequóia. Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Cristiani Fachini concedeu a seguinte entrevista ao Portal Abralog:

Como vê o mercado da logística no segmento farmacêutico?

Esse mercado está em ascensão, com muitas oportunidades e grandes possibilidades de

negócios. Trata-se de um segmento em franco desenvolvimento, porque, para o empresário que procura diminuir o custo e aumentar o lucro, é necessário organizar as etapas de produção e distribuição, otimizando o tempo, reduzindo gastos, investindo na logística. A área requer muita especialização, pois as empresas que pretendem atuar no segmento de produtos farmacêuticos e da saúde devem buscar todas as certificações junto aos órgãos reguladores, para então alavancar novos negócios.

O que a Docpharma pensa da logística e que importância dá a ela?
Entendemos que esse cenário atual é caracterizado pela busca por maior competitividade, maior desenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados às expectativas dos clientes. Portanto, não importa se uma empresa é de pequeno, médio ou grande porte, todas precisam ter um ótimo planejamento logístico. Para isso é necessário realizar um bom trabalho em o

perações logísticas, envolvendo todos os departamentos e criando um ótimo relacionamento com fornecedores e clientes, para que os custos sejam reduzidos. Uma logística eficaz só traz resultados positivos para a organização. É por isso que a Docpharma realiza um trabalho diferenciado, oferecendo além da preocupação com a qualidade técnica, serviços que preveem o pleno atendimento ao cliente, procurando agregar valor e reduzir custos, excedendo às expectativas.


Na sua opinião, como está hoje a logística nas empresas farmacêuticas?

A logística farmacêutica é algo recente, frente à necessidade do mercado em aperfeiçoar-se para atender o segmento de produtos farmacêuticos e da saúde, no qual é preciso garantir a integridade, eficácia e segurança, desde a etapa de fabricação até a chegada ao usuário final. Os produtos enquadrados nessas classes estão submetidos ao controle do órgão de vigilância sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e também sob inspeção nas instâncias estadual e municipal. Nesse momento de crise algumas empresas passam 

por dificuldades e com isso buscam novos mercados, principalmente na área de produtos Farmacêuticos e químicos. Entendendo que as certificações trarão novos negócios, a Docpharma auxilia o cliente a entender o cenário e mostra que uma empresa devidamente qualificada vai entrar em um mercado muito rentável.   

Você diria que hoje a logística é ferramenta de relevo nessas empresas?

Sim, pois a logística otimiza tempo e reduz gastos, tornando o negócio mais rentável.

A Abralog lançou a Frente Nacional pela Multimodalidade por acreditar que sem multimodalidade não vamos conseguir transformar o Custo Brasil em Lucro Brasil. Qual sua opinião? 

A gestão do transporte de cargas no Brasil é algo desafiador pela extensão do nosso País, levando-se em conta que o transporte é responsável por até 60% do custo total logístico, pois está relacionado à escolha do modal, versus a qualidade e custo do serviço de transporte. As deficiências das condições de infraestrutura do transporte rodoviário de cargas no Brasil, geram diversos problemas no escoamento das cargas até o destino final; além disso, enfrentamos dificuldades com a pouca oferta de serviços que possam atender, em tempo hábil e sob condições apropriadas, o transporte de produtos diferenciados, em especial medicamentos, que requerem cuidados especiais de conservação e agilidade na entrega. Diante do cenário brasileiro, o desenvolvimento da multimodalidade torna-se essencial para ajudar na redução dos custos.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias