quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

É da alma do logístico não se abater

Ao discursar na cerimônia de entrega do XIII Prêmio Abralog de Logística, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o presidente da entidade, Pedro Francisco Moreira, disse que a logística brasileira não se abate por ter de encontrar saídas para os obstáculos criados pela crise brasileira, a falta de infraestrutura e a interminável agonia institucional por que passa este País.

“Não se abate porque é da alma do logístico enfrentar dificuldades, fazer melhor, sempre, e fazer bem feito, de forma rápida e do jeito que é preciso ser feito. Estamos acostumados”, afirmou. A Abralog, segundo Pedro Moreira, acredita que a retomada econômica do País vai se dar pela logística, pela infraestrutura e pela multimodalidade. “É o que queremos – e é por isso que lutamos!”

PRÊMIO PELA LOGÍSTICA – No início da cerimônia, a Abralog homenageou José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Fiesp e diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da entidade, com o troféu Pela Logística, que a associação entrega a personalidades cujo trabalho tenha grande significado nos resultados das empresas e organizações. No caso de Roriz, “pela visão de que competitividade, tecnologia e planejamento têm de ser sempre preocupação básica dos que querem ver o Brasil maior, melhor e mais decisivo”, como escreveu a Abralog no troféu.

Em sua fala, José Ricardo Roriz Coelho lembrou que há um anos tínhamos a perspectiva de que 2015 seria ano de ajustes e reformas, com reflexo já para 2016. “Infelizmente, nada disso foi feito e estamos às portas de 2016 sem perspectiva de que o cenário vai melhorar”. O vice-presidente da Fiesp, no entanto, disse acreditar que há chances de recuperação, mas há questões serias como o pessimismo que tomou conta da Nação.

“Está tudo aí, o Brasil está do mesmo jeito de antes de tudo isso acontecer”, disse. Mas ressaltou: “Falta confiabilidade. O Brasil não tem um plano, uma estratégia de crescimento bem definida. No levantamento que fazemos anualmente sobre a competitividades de 43 países, que representam 92% do PIB, estamos em 41º lugar. Quando você aumenta o tamanho do governo, você diminui o tamanho da iniciativa privada; então, com menos setores, haverá menos impostos, por exemplo”.

“A LOGÍSTICA É MUITO IMPORTANTE” – A cerimônia foi aberta pelo secretário-executivo da Fiesp, Mário Eugênio Frugiuele, que deu as boas-vindas em nome do presidente da Federação, Paulo Skaf. “Mais uma vez é uma honra estar recebendo a Abralog e seus convidados, para esta noite de entrega de prêmios e confraternização. Vamos falar do Brasil, falar de logística, e isso é muito importante”, apontou.

CENTROS DE INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA – Na parte de discursos também falou o engenheiro Romulo Dante Orrico Filho, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, fazendo breve relato sobre o projeto Metodologia para Implementação de Centros de Integração Logística, desenvolvido em conjunto pela Coppe e a Secretaria de Política Nacional de Transportes, com apoio da Abralog. De acordo com o professor, o projeto mapeou 130 pontos para esses centros de integração logística, que têm potencial para receber 650 milhões de toneladas de carga, a uma economia de R$ 43 bilhões, em função da fluidez que vão conferir às operações.

PLATÉIA SELETA, UM PRIVILÉGIO – Ao iniciar seu discurso, o presidente Pedro Francisco Moreira disse ser um privilégio estar diante de uma seleta plateia, “que sintetiza em grande medida a logística brasileira”.

A seguir, a íntegra do pronunciamento:

“A logística brasileira não se abate por ter de lutar de frente com os obstáculos criados pela crise brasileira e a interminável agonia institucional por que passa este País.

Não se abate porque é da alma do logístico enfrentar dificuldades, fazer melhor, sempre, e fazer bem feito, de forma rápida e do jeito que é preciso ser feito. Estamos acostumados. Apesar disso, a Abralog acredita que a retomada econômica do País vai se dar pela logística, pela infraestrutura e pela multimodalidade. É o que queremos – e é por isso que lutamos!

Mas, a noite de hoje é de festa e muito especial porque vamos conhecer os ganhadores da XIII edição do nosso prêmio de logística, o mais tradicional do segmento;
Além disso, neste encontro, encerramos as atividades de 2015 e aproveitamos para comemorar mais um ano da Abralog, completado no dia 24 de novembro.Em quatro anos, multiplicamos por 4 o número de sócios apoiadores de gestão, prova de que colar a imagem junto à marca Abralog é um movimento feito por empresas importantes no cenário brasileiro.

A vinda de expressivos sócios apoiadores não é uma situação isolada, pois em 2015 dezenas de profissionais e empresas se filiaram à Abralog, o que para nós foi uma resposta à busca incessante que temos empreendido para tornar cada vez mais visível a missão básica da entidade: Gerar oportunidades que vão dos negócios à formação de conteúdo e informação privilegiada aos nossos associados.

Não foi por acaso, portanto, que a Abralog foi convidada para compor o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, o Conit, órgão vinculado à Presidência da República e a quem compete propor políticas nacionais de integração dos diferentes modais de transporte, de pessoas e bens. Oito ministérios e seis representantes da sociedade civil fazem parte do Conit. A Abralog será o sétimo membro.

Esse prestigioso convite veio na esteira de trabalho feito junto ao governo federal, que se iniciou em 2015 por encontro que mantivemos com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, a quem fomos apresentar a Abralog, suas ideias, propostas e ações.Outro resultado dessa visita foi exposição que nossa Diretoria fez ao alto escalão do Ministério dos Transportes e dos órgãos que a Pasta reúne. Estamos tendo, podemos assegurar, proveitoso e eficiente contato com os poderes executivo e legislativo.

Aliás, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal está conduzindo a oficialização do Dia do Profissional de Logística, já tendo realizada audiência pública, iniciativa do nosso Vice-presidente de Relações Institucionais, Rodrigo Vilaça.

Nesta mesma linha, acabamos de firmar acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Transportes do Rio Grande do Sul, outro passo importante na missão da Abralog de oferecer seus serviços e conteúdos aos governos.

A ida da entidade aos Estados da Federação é outra ação em andamento e tem como finalidade interiorizar a logística no País. Abrimos esse esforço com a criação da Regional Centro-Oeste, em Goiânia, a cargo do Vice-presidente Regional Ezequiel Borges, que já instalou o “Circuito Logístico”, que é composto de palestras itinerantes levadas para importantes centros de Goiás e Tocantins.

Além disso, recentemente, instalamos o núcleo de Porto Alegre, coordenado pelo Vice-presidente Regional Paulo Menzel, a quem coube a tarefa de produzir o acordo técnico que firmamos com o governo gaúcho. Nessa esteira estamos participando da Comissão de Acompanhamento do Plano Estadual de Logística de Transportes do Rio Grande do Sul e também dos grupos de estudo Ferroviário e Hidroportuário daquele Estado. Para 2016 planejamos unidades no Rio de Janeiro/Espírito Santo, Salvador, Recife e Manaus.

Neste ano,em parceria com a  Sustain Now, lançamos o Programa de Excelência em Logistica e Transporte, o PELT, de alcance nacional; Apoiamos o Seminário Brasil-Alemanha de Projetos e Sistemas Logísticos, organizado pela Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual também estabelecemos um acordo de cooperação como enfatizado há pouco pelo professor Romulo Dante Orrico Filho, da Coppe, e fizemos nossa XIX Conferência Nacional de Logística, no interior da Movimat, evento avaliado com nota A pelos participantes.

Capítulo à parte neste ano foram os comitês temáticos, nos quais interagem fontes do mercado com nossos associados em busca de caminhos e soluções para situações que afetam o dia a dia das empresas.Foi assim com o Comitê de Gestão de Risco, coordenado por Roberto Ribeiro, Comitê de Multimodalidade, sob a liderança de Vinicius Patel e com os recém-formados núcleos de Tecnologia e Soluções Logísticas Aplicadas à Logística, sob a direção de Maurício Fabri, de Logística Farmacêutica, sob a direção de Juan Djedjeian, e o de Real Estate, coordenado por Rodrigo Bacelar.

Outro fórum vem aí, o Comitê da Indústria de Consumo e Varejo, que estreia em março, sob o comando de Luis Ricardo Marques Pedro.A geração de conteúdo, missão básica da Abralog, é tratada como absoluta prioridade.

Neste ano, por exemplo, divulgamos pesquisa nacional inédita elaborada pelos associados, GKO Frete e RC Solis, abordando a visão dos embarcadores sobre o transporte e distribuição de carga no País.

Mostramos também aos associados como funciona o Parque Tecnológico de São José dos Campos, e visitamos as linhas de montagem da Embraer. Logística de primeira, como se viu também na visita à Still Empilhadeiras, evento que inaugurou o Comitê de Tecnologia.Por outro lado, aAbralog não se descuidou da formação profissional. No nível técnico, estamos mantendo estreito contato com nosso sócio-apoiador Senac-RJ, colaborando em eventos e oferecendo assistência por meio da expertise de nossos associados, trabalho em que temos a relevante ajuda de Cristiane Salomão.

Também estamos estabelecendo parceria com a University of Southern California, a USC, para programas de certificação, seminários e workshops. Ou seja, poderemos promover treinamentos e reunir profissionais em torno do Global Supply Chain Management.

Gostaríamos de desejar a todos um Final de Ano excelente e um Feliz 2016. Por fim, vamos finalizar com um dos 4 cartões de Boas Festas que distribuímos para saudar esta data. Ele diz assim:

VAI SER DIFÍCIL

VAI SER 2016

MAS, VAI TER LOGÍSTICA

VENHA SER ABRALOG!”

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias