Entrevista: Caio Eduardo Carvalho, diretor de Riscos Empresariais da MDS

A MDS, nova associada Abralog,  é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em 122 países, totalizando cerca de 21.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG – Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. A seguir, Caio Eduardo Carvalho, diretor de Riscos Empresariais na MDS Brasil, explica o que é, e o que busca a empresa.

Como é a estrutura da empresa em termos de filiais, número de funcionários…?

No Brasil, a MDS conta com mais de 550 colaboradores distribuídos por 12 escritórios em 8 estados: SP, RJ, PR, MG, SC, BA, RS e PE. Entre as frentes trabalhadas pela MDS estão:
– A unidade Varejo contempla a corretagem de opções variadas de seguros particulares, como Automóvel, Residência, Vida, Odontológico, Viagem e outros. A gama de soluções dessa unidade é completada pelo programa  Worksite – um plano que permite que colaboradores de grandes empresas disponham de vantagens e descontos exclusivos ao contratarem nossos seguros.
– Há também as expertises de Affinity e Bancassurance:  a primeira visa estabelecer afinidade entre a marca e o consumidor por meio de seguros customizados para os canais de vendas de clientes varejistas, e a segunda é focada em distribuição de seguros via canal bancário, em parceria com a Caixa Econômica Federal.
– Já a área de P&C consolida todo tipo de produto ou serviço relacionado a prevenção e mitigação de riscos empresariais. Além de seguros patrimoniais e de responsabilidades oferecemos soluções de linhas financeiras, aeronáutico, cascos marítimos, transportes, engenharia, energia, sinistros, agronegócios e resseguro.
– A seção de Benefícios disponibiliza medidas completas para gestão dos benefícios corporativos. A área oferece serviços e ações focadas em promoção e acompanhamento de saúde, administra situações de absenteísmo e visa o uso correto dos pacotes oferecidos a colaboradores de clientes empresariais. O principal objetivo é auxiliar os departamentos de Recursos Humanos a tornarem-se menos operacionais e, consequentemente, mais eficientes e estratégicos.
Em cada uma dessas subdivisões há uma equipe técnica multidisciplinar e também profissionais especializados. Por meio dessa estrutura, estamos aptos a mapear e oferecer soluções personalizadas de acordo com cada segmento e necessidade.

Quando a empresa foi fundada e qual a ideia dos fundadores ao criá-la?

A MDS Brasil teve origem em 2002 como parte de um plano de crescimento e internacionalização iniciado pela MDS Portugal e disseminado ao redor do mundo. A sede brasileira surgiu a partir da aquisição de 45% da Lazam – à época, um importante corretor local.Assim como as demais marcas do grupo, a operação brasileira da MDS acredita em princípios como diversidade da oferta, personalização dos produtos e serviços e compreensão das necessidades específicas de cada um dos clientes. Por meio dos valores Collaborative, Creative, Client Oriented e Professionalism, oferecemos atendimento taylor-made – altamente exclusivo e customizável de acordo com cada demanda e necessidade.

Como empresa está atuando durante a pandemia?
O ano de 2021 ainda tem sido transformador e com grandes desafios para muitas áreas. Com base nas experiências e aprendizados em 2020, principalmente devido à pandemia da Covid-19, a MDS Brasil traçou metas, planos e estratégias de negócios que já têm impactado positivamente a vida dos colaboradores. Entre as lições extraídas no ano passado, destaca-se a preocupação com a saúde (física e mental) e o bem-estar dos nossos colaboradores. É cada vez mais essencial agregar serviços para apoiar as necessidades básicas das nossas pessoas, e também trabalhar o Environmental, Social and Governance (ESG) a fim de proporcionar mudanças que valorizem os indivíduos, o meio ambiente e a ética. Tais iniciativas resultaram no aumento de produtividade e crescimento da corretora em patamares recordes no último ano.

Houve novos rumos nos negócios, até agora?
Somente em 2021, a MDS Brasil anunciou a aquisição da QH Consult, empresa líder no segmento de educação, que oferece soluções financeiras para colégios e instituições de ensino superior. A parceria aumentou a capilaridade da especialista neste setor, que conta com mais de 8 milhões de alunos e novas oportunidades e fortaleceu ainda mais o portfólio da marca.Outra importante aquisição foi a da Tovese, empresa pioneira em comercializar apólices para áreas agrícolas de grãos no Rio Grande do Sul. Tal iniciativa vai ao encontro da movimentação positiva do setor de agro, que segue em destaque nacional e, não por acaso, tem recebido investimentos por parte do Governo Federal e também subsídios de parte do prêmio ao produtor. O segmento tem experimentado uma melhora significativa em relação aos recursos para os produtores, que atingiram, no ano passado, R$ 880 milhões, impulsionando o aumento da demanda por este tipo de serviço que garante o respaldo destes profissionais.

Qual a ideia que a empresa faz sobre a logística brasileira?

O setor logístico é um importante alicerce da economia brasileira, sendo responsável por escoar a produção da nossa indústria. O segmento também é estratégico dentro das companhias, onde há um entendimento de que o planejamento logístico eficiente é crucial para que um negócio se destaque diante da concorrência, ainda mais em um cenário globalizado que busca agilidade e assertividade em seus processos. Além disso, é um setor interligado a todas as áreas vitais dentro da companhia, sendo parceiro das áreas de suprimentos, comercial e finanças.Segundo o Anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2020, a condução de cargas atualmente é feita por 219.956 empresas, 435 cooperativas e 724.098 profissionais autônomos. O modal rodoviário é responsável por 65% do transporte de cargas que totaliza 2.270.861 veículos. Neste cenário, 90% são pequenos negócios que enfrentam processos burocráticos na contratação do seguro para o transporte de mercadorias e, por isso, necessitam de soluções práticas para a logística.Item fundamental para qualquer operação de logística, o seguro transporte de carga geralmente é obrigatório, e essa proteção funciona como um compromisso de entrega e recebimento da carga, garantido sempre pelo transportador. As empresas de logísticas e/ou departamentos logísticos também podem contratar seguros de armazenamento e frota. O ideal é sempre buscar uma corretora especializada e pronta para analisar seus riscos e recomendar um pacote de seguros adequado para o seu negócio. A MDS Brasil é uma das principais corretoras do País no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos e tem profissionais com grande know-how para ajudar todos os perfis de negócios.

Por que a empresa se associou à Abralog?

A MDS Brasil busca sempre empresas, entidades e associações para firmar parceria desde que estejam consolidadas e que tenham um propósito estruturado para atender os seus clientes, independente do segmento em que atuam. A Abralog tem como essência buscar as melhores práticas e melhores iniciativas para aumentar a produtividade da cadeia logística, criando sinergia entre os stakeholders do setor, sendo o seguro uma ferramenta de manutenção da saúde financeira de toda a cadeia. Essa parceria será fundamental para trazermos a segurança e respaldo para os novos parceiros e clientes da Abralog. A MDS Brasil trabalha com um portfólio especializado de serviços, além de fazer um estudo completo de análise de riscos para proteger aquilo que é mais importante para cada empresa.



Deixe uma resposta