quarta-feira, 24/04/2024

ASSOCIE-SE

Fatec e Abralog estudam parceria

ENTREVISTA – Professor Antonio Fernando Degobbi, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Logística na Fatec Barueri

 

Como vê uma parceria Fatec-Abralog e sua importância?

A parceria entre a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e Abralog visa intensificar o intercâmbio de conhecimentos entre o Mercado e a Escola. Um exemplo disto seria a presença de um profissional  de logística ministrando uma aula, no lugar do professor da disciplina,  trazendo as boas práticas do mercado, permitindo ao aluno correlacionar  o plano teórico com o real, bem como entender aspectos de gestão de pessoas e da cultura organizacional, dentre outros. De nossa parte, temos um corpo docente muito bem preparado em várias áreas do conhecimento. Podemos atuar oferecendo cursos gratuitos de extensão de curta duração (oito horas) aos associados da Abralog, sobre temas que representem as necessidades das empresas, no tocante ao aperfeiçoamento de seu corpo profissional.

Há quanto tempo existe o curso de logística? Notou aumento na procura nos últimos meses/anos? Explique

O Curso Superior de Tecnologia em Logística teve início no segundo semestre de 2016, assim sendo existe há quase três anos. Um dos principais indicadores do curso é o crescimento da demanda no vestibular e a consolidação de acordos de parceria firmados com empresas da região, que reconhecem a excelência de nosso ensino. Já temos parceiros que estão priorizando a seleção de nossos alunos formados, para vagas profissionais. Na região de Barueri existem cerca de 70 operadores logísticos.

Quantos alunos já foram formados em logística pela FATEC-Barueri?

Na Fatec Barueri, o curso de logística ainda é novo, embora tenhamos 21 cursos de logística nas diversas Fatecs do Estado de São Paulo, operando há mais de 10 anos. Assim, ainda não formamos a primeira turma, cuja graduação irá ocorrer no segundo semestre de 2019. No âmbito do Centro Paula Souza, temos cerca de 83 mil alunos estudando nas 73 Fatecs. O Curso Superior de Tecnologia em Logística é o terceiro maior curso de graduação em quantidade de alunos.

No geral, explique quais os principais aprendizados que o curso pode oferecer ao aluno e seus benefícios para a carreira

O Curso Superior Tecnológico diferencia-se do bacharelado por ter uma carga menor nas disciplinas básicas e maior ênfase nas profissionalizantes, ou seja, é um curso “mão na massa”, preparando o futuro gestor de logística. Temos histórias de sucesso de gerentes e diretores, formados pela Fatec, atuando em empresas de renome. Aqui, se obtém um  aprendizado completo em armazenagem e transporte, associado ao emprego dos principais softwares de logística, como o WMS, TMS e simulação em logística. Também são importantes as disciplinas de gestão de pessoas, de marketing, inovação e empreendedorismo dente outras. Por fim, aprende-se espanhol, durante três semestres e inglês nos seis semestres do curso. Como a logística tem abrangência global, quem já trabalhou na área, sabe da importância da língua estrangeira, para o crescimento profissional.

O mercado de logística sofre com a falta de qualificação de mão de obra? É um campo de oferece muitas oportunidades?

Sim e eu senti na pele este problema, quando era gestor na empresa. Muitas vezes, investimos em cursos de extensão, para nossos colaboradores, com resultados pouco significativos para o negócio. Por vezes, deixa-se de promover um bom líder de turno para supervisor, por falta de formação superior e assim por diante. Ao contratar, as boas empresas sabem diferenciar muito bem aquele que fez um curso de boa qualidade, daquele que é pouco reconhecido pelo mercado. Logística não é mais a profissão do futuro, mas do presente. A maioria dos grandes operadores logísticos têm carência de pessoas com boa formação e, no nosso caso, mais de 85% de nossos alunos formados encontram colocação profissional.

O que a Fatec Barueri espera conseguir nos próximos 5 anos?

A Fatec Barueri existe há dez anos e, neste período, implantou oito cursos, contando hoje com cerca de 1.500 alunos. Temos mais novidades pela frente, com a possibilidade de construção de mais um prédio em nosso campus, visando um novo curso, baseado na demanda regional. Neste ritmo, seguramente seremos a Unidade de Ensino de referência da Fatec na Região Metropolitana de São Paulo

Como vê hoje a logística brasileira?

A maioria dos grandes operadores logísticos estão alinhados com os parâmetros da logística world class. No segmento das empresas médias e pequenas, ainda há certa carência no conhecimento dos processos, no uso de tecnologia, restrições na capacidade de investimento ou mesmo de reação às mudanças bruscas de mercado. Apesar de não ser novidade, o que pesa mais é a questão da infraestrutura logística. Nossa matriz de transporte tem forte concentração no modal rodoviário, que é o segundo modal mais caro depois do aéreo, com os consequentes impactos ambientais e no preço final ao consumidor. A título de exemplo, somos o segundo maior produtor de soja no mundo, sendo que os produtores do estado do Mato Grosso têm produtividade superior à dos Estados Unidos em termos de tonelada/hectare. Na fazenda somos muitos bons, o problema é a armazenagem e o escoamento dos grãos. Mais de 60% da produção de soja segue de caminhão para o Porto de Santos, com os reflexos amplamente noticiados pela imprensa (filas, congestionamento do porto, dentre outros). Nos Estados Unidos, a maior parte do trajeto até o porto é por hidrovia. O resultado disto é que, somados o frete doméstico e o internacional, a nossa soja chega na China com um custo de frete de US$ 110/t contra US$ 51/t cobrados pelos Estados Unidos.

Qual o conselho que o senhor pode dar para jovens que desejam iniciar atuação no segmento? Qual o caminho a seguir?

Na Região de Barueri, há cerca de 70 grandes operações logísticas. O curso de logística na Fatec Barueri existe por conta disto. Há excelentes oportunidades. Com o uso cada vez mais frequente das tecnologias emergentes, muitas profissões que existem hoje tenderão a reduzir. A Amazon já usa robôs para separação de pedidos, ao invés de operadores de empilhadeiras. Também já está testando entregas em residências com o uso de Drones. Porém, não se trata de perder o emprego, mas de se transformar, para enfrentar as novidades que vêm por aí. Agarre esta chance, fazendo um Curso Superior, Gratuito e de Qualidade. Faça o Curso Superior de Tecnologia da Fatec Barueri. Acesse www.vestibularfatec.com.br ou fale com o coordenador: [email protected].

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias