quarta-feira, 24/04/2024

ASSOCIE-SE

Galpões da Tópico contribuem com o reflorestamento da Mata Atlântica

Em mais um trabalho pioneiro, e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês) da companhia, a Tópico vai transformar galpões de metal e lona em árvores. O “Floresta Tópico”, projeto realizado em parceria com a organização Iniciativa Verde, vai doar mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado com a empresa. Cerca de 160 árvores já foram plantadas graças ao programa piloto, realizado em março e, até o final do ano, a expectativa da empresa é contribuir com mais três mil mudas para o reflorestamento de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo.

O “Floresta Tópico” é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da empresa, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos em um objetivo comum: atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a Tópico.

“Nós encontramos na Iniciativa Verde o parceiro ideal para tirar uma das nossas metas do papel e partir para ação. Pois, eles, assim como nós, trabalham para a melhoria da biodiversidade, água e qualidade do ar. O ‘Floresta Tópico’ vai auxiliar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio da recomposição florestal”, destaca a head de Recursos Humanos da Tópico, Elaine Costa.

Ainda segundo a head de RH, o projeto “Floresta Tópico” nasceu da boa experiência piloto, realizada em março deste ano, quando a empresa aproveitou as comemorações do “Dia Internacional da Mulher” para presentear 80 colaboradoras e 20 prestadoras de serviço com mudas de árvores da Mata Atlântica. Em maio, mais 60 árvores foram plantadas para homenagear os filhos dessas mulheres. “Elas ficaram muito felizes e algumas contaram que seus filhos se emocionaram em saber que agora possuíam um pedacinho na Mata Atlântica”, recorda Elaine.

Com o sucesso da ação, desde o início de julho a ‘floresta’ da Tópico vem aumentando, graças ao compromisso firmado de doar a partir do fechamento de contratos. “Indiretamente, nossos clientes estão nos ajudando a recuperar as margens de rios e nascentes do Cantareira”, finaliza a head.

Para que clientes, stakeholders, colaboradores e interessados possam acompanhar o total de mudas entregues e plantadas, a empresa criou um contador no site (https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//topico.com.br/sustentabilidade), além de ser possível visualizar o desenvolvimento das áreas semeadas pelo site da Ong Iniciativa Verde: https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//www.iniciativaverde.org.br/clientes/topico-locacoes-de-galpoes-e-equipamentos-para-industria.

 

A TÓPICO – Fundada há mais de 40 anos, a Tópico é a empresa líder no mercado nacional no segmento de infraestruturas flexíveis. Com mais de 2,5 milhões de m² instalados, a empresa – que vende e aluga galpões flexíveis – contabiliza mais de 800 empresas em carteira, sendo a maioria indústrias dos mais diversos setores, agronegócio, empresas de logística, infraestrutura e serviços em geral. Com fábrica própria e centro de distribuição localizados em Embu das Artes, São Paulo, a empresa também possui filiais estratégicas pelo País: em São Paulo (capital), Contagem (MG), Simões Filho (BA) e Parauapebas (PA). Em 2014, a Tópico teve seu controle adquirido pelo fundo de “Private Equity” Southern Cross Group, presente em seis países.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias