domingo, 24/03/2024

ASSOCIE-SE

GAT Logística, 25 anos, lança nova unidade de negócio durante a pandemia

A GAT Logística, nova associada da Abralog, lançou em junho de 2020, em plena pandemia, uma unidade de negócio, a Logística On Demand®., formatada para atender clientes que necessitam de agilidade e rapidez, como pequenos e-commerces, importadores e distribuidores. Criada há 25 anos, ela se define como companhia nacional voltada para soluções integradas no segmento, uma 3PL, Third Party Logistics.

A partir de 7 centros de distribuição, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a GAT oferece transporte de cargas fracionadas, granel e lotação, utilizando frota própria com veículos do tipo leves, VUC, toco, truck, carreta, bitrem, sider, plataforma e granel líquido. Em Guarulhos, SP, fica a matriz, em área de 76 mil metros quadrados, na qual estão os armazéns destinados aos setores farmacêutico, FMCG (Fast Moving Consumer Goods), químico, petroquímico, inflamáveis e geral – são 45 mil posições de paletes e capacidade de movimentação por meio de 108 docas.

Anderson Massa, Diretor Comercial e de Operações, sócio-fundador da GAT, mostra nesta entrevista o que pensa da logística brasileira, as dificuldades de operar na pandemia e como a empresa encara o futuro, do qual faz parte a unidade On Demand.

Como está sendo enfrentar a pandemia?

Tem sido desafiador conservar as operações dentro de uma normalidade possível, e, acima de tudo, cuidar das vidas dos nossos colaboradores que estão na linha de frente. São muitas medidas preventivas adotadas, um acompanhamento que deve ser diário e constante. Nossas equipes de Gente & Gestão e SSMAQ têm desempenhado um excelente trabalho. Apesar do cenário atual, queremos acreditar que em breve poderemos pensar em retomada, mas o momento agora é de pensar em vidas.

O que a empresa quer ser daqui a 5 anos?

A GAT está em constante crescimento. Em cinco anos certamente teremos nossa operação de logística sob demanda consolidada por meio desse novo conceito que acabamos de criar no mercado nacional. Lançada em junho de 2020, a unidade de negócios surgiu para atender demandas ágeis de armazenagem a partir de um palete por períodos curtos.

Como funciona a Logística On Demand?
O objetivo é suprir demandas urgentes e atender clientes de nichos específicos como pequenos e-commerce, importadores e distribuidores, que em geral gerenciam seus próprios estoques, deixando, com isso, de focar no negócio. Sendo assim, a Logística On Demand vai oferecer a mesma qualidade, segurança, tecnologia de controle de estoque e know-how que a GAT Logística já oferece aos seus clientes em operações logísticas mais complexas.

Por que ela foi criada?
Essa metodologia foi criada para flexibilizar, facilitar e agilizar os processos de contratação, de entrada e expedição das mercadorias em regime de armazém geral. Além disso, esse novo formato oferece opções de planos de contratação pré-definidos ou formatação de um plano personalizado de acordo com a real necessidade do depositante.

Como é fazer logística no Brasil?

Viver o dia a dia da logística no Brasil é sempre um grande desafio. Temos leis que não se conversam,  municípios e Estados criam suas próprias zonas de restrição. Isso faz o custo do transporte aumentar cada vez mais, enquanto, do outro lado, o embarcador exige preços mais competitivos.

Quais são as principais dificuldades?

A logística no Brasil vem se desenvolvendo para atender o cenário focado no digital. Então, considero que acompanhar a rápida evolução tecnológica é um desafio extremamente necessário. Ou seja, mesmo com o baixo investimento na área de logística, de apenas 2% do PIB, o setor está obrigatoriamente se modernizando para poder atuar em novos mercados, especialmente no e-commerce.

Como vê a logística brasileira?

A logística no Brasil evoluiu muito nos últimos 15 anos. Tanto o embarcador quanto o destinatário foram buscar maneiras de crescer, e, com isso, ganhar velocidade e produtividade em seus processos logísticos.

Por que a empresa se associou à Abralog?

Porque acreditamos que ter uma entidade representativa forte é fundamental para o crescimento do empreendedorismo no setor logístico. A Abralog tem desempenhado muito bem essa função e ajudado os players do setor. Sendo assim, está contribuindo para o crescimento de todo País.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias