domingo, 24/03/2024

ASSOCIE-SE

Gestão Logística, como melhorar o andamento da empresa

*Giuseppe Constantino

A evolução das abordagens e técnicas dentro dos armazéns têm causado modificações significativas na administração das empresas. Na hora de implementar a logística in house, por exemplo, é necessário ter uma gestão de projetos logísticos para evitar atrasos que vão gerar prejuízos.

A gestão de projetos logísticos só traz benefícios para a empresa, pois um bom acompanhamento evita gargalos e minimiza as despesas. Do contrário, o cronograma pode atrasar e trazer mais gastos do que o esperado.

Pode parecer bobagem, mas não é. Muitos iniciam a gestão de projetos logísticos sem o item mais importante: um cronograma com as datas, entregas e times responsáveis. A falta dessa visão geral dificulta o acompanhamento das atividades — consequentemente, aumentam as chances de gargalos e atrasos.

O conceito de metodologias ganhou bastante espaço dentro das empresas. Afinal, o ambiente complexo e competitivo exige que os empreendimentos saibam se adaptar rapidamente às mudanças. Fazer isso sucessivamente exige um comprometimento e métodos eficazes. E esse pensamento pode ser aplicado na gestão de projetos logísticos. Cada negócio tem suas próprias características, então não há uma metodologia padrão para todos.

Outro ponto bastante importante é o olhar para as questões financeiras. Ao montar um cronograma, atente-se para o valor que a empresa pretende gastar em cada etapa. Se os gastos ultrapassam esse limite, é bem provável que o cronograma não esteja sendo administrado e que algo esteja fora do lugar.

Se a sua empresa não tem braço suficiente para realizar a gestão de projetos logísticos, não se preocupe, hoje existem diversas consultorias de negócios que se encarregam dessa administração, evitando gargalos e desperdícios. O que não pode acontecer é deixar a gestão logística para um segundo passo, ela é fundamental para o bom andamento da empresa.

*Gerente comercial da Bertolini Sistemas de Armazenagem

Crédito da imagem: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias