quarta-feira, 17/04/2024

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Grupo Polar investe na área de socioecoeficiência e aterro zero

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a coleta seletiva no Brasil é bastante inexpressiva. Apenas 22,5% dos municípios têm algum tipo de coleta, 40,6% não têm e o restante sequer apresenta algum tipo de informação a respeito. A cada 10 quilos, 470 gramas seguem para a coleta seletiva, o que é avaliado como um volume muito baixo. Além disso, estima-se que o governo brasileiro gaste cerca de R$ 1,5 bi anualmente com doenças relacionadas à destinação incorreta de resíduos, segundo a International Solid Waste Association (ISWA).

Se forem considerados esses dados e os 81 milhões de toneladas anuais de lixo encaminhados para os aterros e lixões, de acordo com o IBGE, o aterro zero tornou-se uma preocupação para “ontem”.

Comprometida com a responsabilidade socioambiental, o Grupo Polar – maior fabricante do país no segmento de produtos refrigerantes para transporte de insumos que requerem tempo e temperatura controlados – passou a investir pesado em uma nova área, a socioecoeficiência.

A nova estratégia da empresa visa intensificar a gestão de resíduos, não só promovendo a sua operação com aterro zero, como também transformando a realidade dos produtos no final da vida útil, como é o caso do gelo-espuma, que tem a capacidade de criar recursos para a economia circular, colaborando com a meta de empresas e da sociedade para o aterro zero. Por isso, vem realizando pesquisas e estudos para o primeiro gelo-espuma ecológico do Brasil, o Ice Foam Eco, cujos benefícios vão além do desempenho térmico e econômico, gerando valor para a sociedade ao passar por processos de compostagem ou beneficiamento, virando um substrato para auxiliar os plantios e manejos florestais.

“Temos que pensar no design dos produtos para o descarte, assim como pensamos na sua função comercial, para que o final do ciclo de vida esteja no início de uma cadeia produtiva, considerando economia circular e colaborativa. Por meio de inovações e melhorias incrementais em produtos já consolidados no mercado, estamos apresentando novas funções com a linha Eco do Grupo Polar”, explica Amir Hernandez Musleh, engenheiro ambiental e responsável pelo Departamento de SocioEcoEficiência.

O conceito de aterro zero foi criado na década de 1970 pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional do Lixo Zero), com o intuito de valorizar 90% dos resíduos que não precisam ser aterrados ou incinerados no seu final de vida útil. O conceito parte desde a não geração do resíduo e vai até a valorização do resíduo.

Ice Foam

Trata-se de um elemento térmico com propriedades exclusivas que garantem a estabilidade da manutenção térmica de produtos de cadeia fria. Primeiro gelo-espuma do Brasil, o Ice Foam é preferência entre as empresas dos setores farmacêutico e diagnóstico, sendo usado por 75% do mercado nacional. A pesquisa realizada com mais de 200 empresas presentes no território nacional dos setores farmacêutico, diagnóstico e logístico constatou que o gelo-espuma é o tipo mais usado para a realização do transporte ou acondicionamento dos produtos com temperatura e tempo controlados; 72% dos entrevistados afirmaram optar por esse tipo de elemento refrigerante.

Paulo Vitor de Andrade, pioneiro na fabricação do gelo-espuma no Brasil há 21 anos e responsável por encomendar a pesquisa, conta que o desenvolvimento do produto se deu pela necessidade interna da empresa em que trabalhava em conseguir controlar a temperatura das embalagens térmicas no transporte de reagentes laboratoriais em um longo percurso. Hoje, Paulo é fundador e diretor comercial do Grupo Polar, que possui mais de 50 modelos de Ice Foam, garantindo a integridade de produtos sensíveis à temperatura durante o transporte e armazenamento, seja de 1 °C a 10 °C, 2 °C a 8 °C, 15 °C a 25 °C, 15 °C a 30 °C ou negativo.

Com a nova estratégia voltada para a área de socioecoeficiência, o gelo-espuma evoluiu para uma nova linha mais ecológica, o Ice Foam Eco, resultado de um extenso trabalho de marketing que envolveu pesquisas e amplo estudo para o desenvolvimento da nova marca e de embalagem. “Hoje, a sustentabilidade está totalmente relacionada com a credibilidade e reputação de uma organização. Por isso, nos preocupamos em fazer um estudo de marca com o objetivo de encantar o cliente e que ele se identifique e conheça o que realmente a nova linha Eco representa no mercado e no segmento cold chain”, explica Rogério Borges, gerente de Marketing.

Há 20 anos, o Grupo Polar oferece soluções completas em todos os elos da cadeia fria e foi a primeira a desenvolver elementos refrigerantes e equipamentos de monitoramento, além de qualificar embalagens, ambientes, equipamentos e frotas refrigeradas. Integra verticalmente todas as atividades desenvolvidas pelas empresas Polar Técnica, Cibragel, Valida e a loja virtual Polar Store. https:\/\/www.abralog.com.br//abralog.agenciahypelab.com.br//grupopolar.com.br.

Crédito da imagem: Divulgação

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