quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

Grupo Polar, referência no mercado farmacêutico, associa-se à Abralog

ENTREVISTA | LIANA MONTEMOR, GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO EM COLD CHAIN

O que é o Grupo Polar?

O Grupo Polar é um conglomerado focado em soluções para Cold Chain. Referência no mercado farmacêutico, possui produtos que vão desde embalagens térmicas, serviços de qualificação e validação (por meio do Laboratório Valida), até equipamentos para monitoramento térmico e rastreabilidade. Nossa parceria com a Dupont nas linhas Tyvek mantas térmicas, e vestimentas descartáveis Isoclean, confirma a solidez e a confiança do grupo.

A expansão da corporação engloba diversos segmentos, dentre eles construção civil, publicidade e propagada, business inteligence, automotivo e estética. A Polar Técnica, empresa pioneira do grupo, surgida há quase 20 anos, é o pilar que sustenta toda essa estrutura.

Quais são os principais produtos e serviços?

Temos os refrigerantes térmicos Ice Foam e Top Sec; os novos PCMs (Phase Change Materials), que são kits qualificados para o transporte de medicamentos e outros produtos termosenssíveis; a família de produtos Safepack, com soluções de alta tecnologia, como as caixas de VIP (vacum insulated panels); monitores de temperatura de diversos níveis tecnológicos, e os serviços de qualificação e validação.

Como as várias marcas do Grupo explicam sua trajetória?

O Grupo Polar sempre prezou a inovação, tanto que foram introduzidas marcas líderes no mercado de Cold Chain até hoje as mais utilizadas, como a linha Ice Foam e a Top Sec, e agora os PCMs Polar e a família Safepack, que atendem as demandas do mercado, em termos de tecnologia, e a um custo adequado à realidade brasileira.

Qual a relevância da pesquisa e desenvolvimento na história do Polar?

O Grupo Polar possui uma área dedicada a desenvolvimento, na qual nossos engenheiros buscam o que há de mais inovador, sempre respeitando a sustentabilidade, para o lançamento de novos produtos, com a utilização de ferramentas de IoT (internet das coisas), que em breve estarão disponíveis.

A logística é influenciada hoje por forte revolução tecnológica. Como elas (logística e tecnologia) impactam no dia a dia de tantas marcas? 

Nossa linha Polar Sat e os novos desenvolvimentos que estão em sua reta final, (que serão completamente validados pelo Guia da Anvisa e CFR 21 Part 11), se apropriam das novidades em termos de IoT e redes de comunicação para mudar o foco de uma logística reativa para uma pro-ativa, onde os clientes, através de um sistema de AI (inteligência artificial) atuarão antes que um evento negativo ocorra.

A complexidade da logística brasileira, pela extensão do País e deficincia de infraestrutura, serve como “motor” para novos produtos ou serviços?

Este desafio nos anina e nos move todos os dias para criarmos novidades a um custo adequado ao Brasil. Sempre

lembrando que na ponta existe uma vida (humana ou animal) que depende que uma carga (medicamentos, vacinas, alimentos) seja transportada em condições adequadas para manter suas propriedades

O que o Polar vai ser daqui a 5 anos?

A mais respeitada empresa da cadeia do frio da América Latina, conhecida pela confiabilidade de seus produtos e respeitada pelas inovações que introduz no mercado.

Como está o avanço internacional do Grupo e quais as metas imediatas e de médio prazo?

Constantemente, nossos clientes solicitam soluções para serem adotadas em suas filiais nos países da América Latina. Essa carência de produtos e serviços ofertados nos países vizinhos aumenta a demanda pela expansão.

Como veem a logística brasileira e quais as principais dificuldades encontradas na área por vocês?

A infraestrutura brasileira vem melhorando, especialmente nos aeroportos, mas de forma geral está muito aquém do demandado por nossa economia, sem expressivos investimentos no setor. A cada dia será maior o desafio de transportar sob temperatura controlada; é urgente esta retomada de investimentos público-privados na área.

Por que o Grupo Polar se associou à Abralog?

O Grupo Polar possui como forte característica estar inserido e associado a instituições que debatam assuntos técnicos relevantes e pertinentes ao mercado farmacêutico. Nossa história foi pautada por avaliar e entender as necessidades do mercado, estudar as práticas técnicas existentes e propor melhorias e soluções eficientes. Dessa forma, a Abralog é uma valiosa ferramenta, não somente pelo network, mas pelo conteúdo trabalhado pela Associação.

 

 

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias