quinta-feira, 28/03/2024

ASSOCIE-SE

Heliar equipa nova geração de veículos da Volkswagen com tecnologia inédita

A geração de veículos com motores TSI demanda uma bateria mais robusta capaz de atender a uma série de novas tecnologias.

Para se adequar aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030, a Volkswagen e demais montadoras necessitam de baterias mais avançadas que colaborem para a redução de emissão de gases.

A geração de veículos com motores TSI demanda uma bateria mais robusta capaz de atender a uma série de novas tecnologias.

Desenvolvida pela Clarios, fabricante das baterias Heliar, a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português: Baterias Convencionais Melhoradas), é inédita no país e foi a bateria escolhida pela Volkswagen para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras.

Desde janeiro de 2022, os modelos T-Cross, Polo e Virtus saem de fábrica com a bateria EFB Geração 2, de 49 amperes.

Anteriormente, esses veículos eram equipados com uma bateria convencional e/ou com uma bateria EFB geração 1.

O gerente de engenharia da Clarios, Wanderson Violardi, explica que um dos grandes diferenciais da bateria EFB Geração 2 é a tecnologia de grade PowerFrame, patenteada pela Clarios, que apresenta vantagens de qualidade e maior estabilidade dimensional.

Enquanto a bateria EFB de Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades (a positiva e a negativa) são PowerFrame, ou seja, estampadas.

“O conceito técnico e de construção da bateria EFB Geração 2 é diferente da EFB Geração 1. Os novos requisitos resultam em uma bateria mais leve, em termos de peso, e com melhor eficiência energética. Além disso, ampliam o valor agregado do produto e têm impactos em termos de durabilidade”, avalia Wanderson Violardi.

Outro avanço da EFB Geração 2 é a maior robustez do material ativo, em razão do acréscimo de aditivos especiais otimizados. Soma-se a isso, a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. Todos esses atributos implicam em maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e, por consequência, maior durabilidade da bateria, sendo muito benéfico para veículos que necessitam trabalhar continuamente e se submetem a temperaturas mais altas.

A Clarios foi a primeira empresa do país a desenvolver, produzir e fornecer baterias EFB para montadoras e sai na frente mais uma vez, agora com as baterias de EFB Geração 2. A empresa, que equipa 1 em cada 3 veículos no mundo, detém, dentre outras marcas, a Heliar e é líder no fornecimento para as montadoras também no Brasil, equipando veículos de mais de 40 dos fabricantes instalados no país.

A Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global.

Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a

vida cotidiana.

Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.

Crédito da imagem: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias