sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

IATA participará da próxima reunião do Comitê de Logística Farmacêutica

Na manhã da próxima quinta-feira, 25 de julho, Jefferson Simões, Manager Industry Relationships, da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) apresentará a importância e os benefícios da certificação CEIV PHARMA para o transporte de medicamentos, durante a reunião mensal do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística (Abralog). O tema é importante, já que atualmente, 20% de medicamentos sensíveis à temperatura são danificados durante o transporte aéreo devido à quebra da cadeia do frio.

O CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators), emitido pela IATA é uma importante certificação global que padroniza, treina e realiza avaliações para garantir o conhecimento necessário aos profissionais do segmento. O programa de certificação abrange não somente os aeroportos, mas também operadores logísticos, transportadoras, agentes de carga, entre outros. É uma iniciativa que será capaz de reduzir os números relativos a perda de medicamentos por ineficiência dos processos atuais, afirma Jefferson Simões.

A IATA que reúne 290 maiores companhias de aviação do mundo, informou no início de 2019, com base em pesquisas realizadas, que o tráfego aéreo mundial de cargas ficou estável em novembro do ano passo, em comparação com o mesmo mês de 2017. Ao mesmo tempo, essa taxa foi a menor registrada desde março de 2016, após 31 meses consecutivos de aumentos. Em outubro, a demanda havia apresentado um crescimento de 3,2%. Para 2019, a entidade espera um crescimento no transporte de cargas de 3,7% em todo o mundo.

As empresas participantes do comitê também vão discutir temas de interesse do setor, assim como a rastreabilidade de medicamentos em análise pela ANVISA.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias