terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

Id Logistics diz em reunião de Comitê que digitalização e automação são urgentes

Convidada para a reunião mensal do Comitê de E-commerce da Abralog, nesta terça-feira, 28.9.2021, Rosa Maria Amador, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da nossa associada Id Logistics, alertou para situações que necessitam atenção imediata e intensa das empresas, entre elas a digitalização de processos, inclusive para reduzir ineficiências e aspectos burocráticos, e a elevação do nível de automatização dos Centros de Distribuição.

Ela respondeu a várias perguntas das cerca de 30 pessoas que acompanhavam a ‘live’ interna da reunião. Falou por exemplo da ‘urbanização dos centros de distribuição’, situação que têm resultado em custo altíssimo, na esteira do crescimento do e-commerce. Assim, ela previu que uma saída para evitar essa escalada de preços poderá ser o last mile aumentar muito sua velocidade de entrega, usando mais pontos de cross-dockings rápidos, do que estruturas de armazenagem tradicionais.

Ao falar da premência de se melhorar o índice de automação dos CDs, Rosa Maria Amador, que tem mais de 20 anos de experiência na atuação logística, disse ainda esperar ver isso acontecer de fato, já acrescentando que automatização e mecanização não ceifarão empregos. Ao contrário: com o fracionamento cada vez maior das cargas fracionados, haverá ainda mais necessidade de suporte tecnológico aos operadores, que terão a velocidade do trabalho elevada com esse amparo técnico, afirmou.

A Id Logistics, de origem francesa, foi fundada em 2001, e está no Brasil desde 2002. Tem entre os principais clientes o também francês Carrefour.

O Comitê de E-commerce da Abralog é liderado por três coordenadores: José Roberto Lyra (vcs²pro-consulting services), Michele D’Ippolito (Unlog); e Ricardo Rodrigues (Diretor de Supply Chain do Grupo Dia).

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias