sexta-feira, 29/03/2024

ASSOCIE-SE

Impressão 3D na ID LOGISTICS já é realidade

A ID Logistics do Brasil, multinacional de logística, acaba de adquirir uma impressora 3D para a reposição de peças usadas na rotina das operações. O investimento, que traz um saving, ou seja, uma economia, com redução de custos de até 125% e de tempo na restituição de componentes de dispositivos usados diariamente, nasceu nas duas edições do Comitê de Inovação, Tecnologia e Tendências realizado em 2017 e 2018 pela empresa. Inovação é um dos pilares da estratégia de atuação do Grupo ID Logistics que está presente em 18 países em todo o mundo.

O Comitê de Inovação reúne em um workshop os principais executivos de desenvolvimento, Operações e Tecnologia da Informação, da ID Logistics Brasil. O objetivo  do evento é buscar, conhecer e discutir soluções inovadoras em atividades ligadas à cadeia de suprimentos. Integrantes do comitê e fornecedores nas áreas de supply chain, robótica, paletização, transporte, armazenagem e controladoria de supply chain, em toda a cadeia logística,  apresentam suas ideias e propostas. O passo seguinte é a análise e o desenvolvimento das possíveis soluções aderentes às necessidades da ID Logistics e principalmente de seus clientes.

De acordo com Rodrigo Bacelar, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação, a inclusão da impressora 3D à rotina logística da empresa acelera a cultura disruptiva e amplia os horizontes e a quebra de paradigmas de nosso colaboradores, pois são eles que trazem as soluções e ideias que trarão ganhos quantitativos e qualitativos.

Inicialmente, o projeto  foi pensado e desenvolvido para a reposição  de componentes de dois importantes dispositivos que são muito utilizados na rotina das operações, o que resultou em um payback de 10 meses. A impressão de um desses componentes tem um custo aproximado de R$ 75 ante a compra do mesmo no valor de R$ 280, sendo que a impressão demora em torno de 2 horas, comparado ao prazo de entrega de 45 dias após a compra.A ID Logistics prevê a utilização da impressora também para objetos presentes na rotina administrativa, além de peças de reposição usadas nas atividades dos clientes, agregando valor ao negócio e diminuindo o tempo de retorno do investimento.

De acordo com Patrícia Guelfi, Gerente de Produto da Alcateia, distribuidora no Brasil da americana MakerBot Industries, que produz impressoras 3D e já vendeu 800 unidades no Brasil desde 2015, as impressoras da marca possuem software próprio. A partir de um arquivo de modelagem CAD, a impressora será capaz de reproduzir o modelo. O desenho 3D pode ser originário de um software de desenho auxiliado por computador, CAD, como também de ferramentas de transformação de arquivos 2D para 3D, como o 3D Builder, nativo no Windows 10, ou Paint3D, também nativo no Windows10. Pode-se ainda obter o desenho 3D à partir de um scanner 3D.

O Grupo ID Logistics, dirigido por Eric Hémar, é um dos principais operadores logísticos a nível internacional, com um faturamento em 2017 de 1,410 bilhão de euros. A empresa possui cerca de 300 instalações e está presente em 18 países, alcançando 5,5 milhões de m² em armazéns distribuídos pela Europa, América Latina, Ásia e África, e tendo ao seu dispor 19 mil colaboradores. Com uma equilibrada carteira de clientes em setores como o da distribuição, indústria, cuidados de saúde, automóvel e comércio eletrônico, entre outros, a ID Logistics oferece soluções tecnológicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A ID Logistics está cotada no Departamento B do mercado regulado Euronext de Paris (Código ISIN: FR0010929125). Mais informações: (11) 3809-3400 e http://www.id-logistics.com

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias