Indústria e varejo: plataforma para unificar dados de produtos

A Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil e a Associação Paulista de Supermercados (Apas) estão lançando um sistema de compartilhamento de informações de produtos que tem como objetivo melhorar a eficiência de toda a cadeia de abastecimento, da indústria ao varejo.

O sistema vai abranger desde a fotografia das embalagens até a qualificação total das informações dos produtos, tudo disponibilizado em uma plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento.

Uma nova empresa, que deve iniciar suas operações em setembro, será responsável por oferecer a plataforma unificada de dados, e a prestação de serviços à cadeia de abastecimento conta com o apoio do Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados de São Paulo, que utiliza equipamentos avançados de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria.

“O sistema nasce para atender a uma demanda do mercado. Hoje acontece de as descrições da nota fiscal de um fabricante não conferirem com as do varejista, o que gera perda de produto, pois a nota não é computada”, explica João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil.

A plataforma visa padronizar as informações de cada produto seguindo uma norma de qualificação de dados. “Queremos ser um concentrador de todos esses dados, de forma que todo mundo que queira informação sobre aquele produto não vai ter dúvida na hora que recorrer a esse cadastro único”, destaca o superintendente da Apas, Carlos Correa.

Os atributos de cada produto cadastrado na plataforma são definidos pela própria indústria. A partir daí, o banco de dados é compartilhado com distribuidores, atacadistas e varejistas. Assim, evita-se duplicidade de cadastros, como acontece hoje entre a indústria e os estabelecimentos comerciais. De acordo com um estudo feito em parceria entre a Ernst & Young e a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2018 falhas operacionais foram responsáveis por 19% das perdas no varejo. Segundo a consultoria, elas poderiam ser minimizadas com técnicas de monitoramento.

O estudo Tendências de Empresas, realizado pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas, revela que a qualidade dos dados de produtos fornecidos entre parceiros comerciais tem impacto direto na agilidade das vendas e entregas e na redução de custos operacionais. Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. Outros 25% afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que pode acarretar problemas de logística, como entregas frustradas e retorno dos pedidos.



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