segunda-feira, 25/03/2024

ASSOCIE-SE

M. Dias Branco moderniza operação logística de forma sustentável em parceria com a Jungheinrich

A transformação de uma empresa em “ecofriendly” vai muito além das homenagens ao mês do meio-ambiente, comemorado em junho. Devido à complexidade, a adoção de energias verdes ao longo da cadeia de produção exige planejamento robusto e de longo prazo. Nesse sentido, a M. Dias Branco, empresa de alimentos detentora de marcas como Vitarella, Adria, Piraquê e Richester, buscou parceria com a Jungheinrich, uma das líderes globais em soluções de intralogística, para substituir todas as suas empilhadeiras a combustão e com baterias de chumbo-ácido em equipamentos elétricos com baterias de íon-lítio.

O processo de troca de mais de 216 equipamentos – sendo 45 deles a combustão – começou em 2019 e foi finalizado neste ano, já contabilizando redução de 52% nas emissões de CO2 e de R$ 1,5 milhão em gastos ao comparar a substituição da matriz energética a gás por energia elétrica. Isso porque além da maior eficiência energética, as máquinas a íon-lítio podem operar em três turnos, pois permitem cargas de oportunidade em pausas como refeição dos operadores e reuniões.

“Cada equipamento (com média de 10.000 horas de utilização) gera uma redução de 52% na emissão de CO2 em comparação às empilhadeiras a combustão”, explica Amelia Medeiros, gerente de Operações de Armazém e Projetos Logísticos da M. Dias Branco.

Os números comprovam a proporção da mudança: a M. Dias Branco deixou de emitir, aproximadamente, 8,1 toneladas de CO2 por mês. Essa troca de equipamentos a combustão pelas empilhadeiras com bateria de lítio equivale a cerca de 112 mil árvores por ano que são salvas para compensar as emissões de CO2. Segundo estimativas da empresa, a economia chegará a R$ 12,2 milhões no contrato firmado de 84 meses.

Com a substituição, a intenção da M. Dias Branco é beneficiar toda a cadeia. “Para os colaboradores, é possível ter a redução de ruídos e a ergonomia de trabalho; para a empresa, máquinas de melhor qualidade que proporcionam mais produtividade; para o meio-ambiente, a não emissão de gases poluentes”, ressalta Amélia.

Segundo Wanderson Rosas, gerente regional de Vendas da Jungheinrich, o processo de troca das empilhadeiras não foi afetado pela pandemia. “Nosso time respeitou todos os protocolos de segurança e não mediu esforços para atender e surpreender o cliente”, ressalta.

GANHO DE TEMPO – O contrato de locação da M. Dias Branco inclui equipamentos e manutenção a um custo mensal fixo definido. “Nós cuidamos de tudo, pois a expertise do ramo de empilhadeiras é da Jungheinrich. Ou seja, a M. Dias Branco não precisa mais se preocupar com estoque de peças, manutenção, capacitação de técnicos, aquisição de ativo etc. Dessa forma, o tempo que o cliente ganha por não se preocupar com equipamentos, passa a investir efetivamente no seu processo produtivo”, ressalta Rosas.

O gerente destaca ainda os benefícios trazidos pelas empilhadeiras elétricas com bateria de íon-lítio. “Estes equipamentos com cargas de oportunidade são muito seguros e têm 100% da bateria carregada em, no máximo, 80 minutos. Diferentemente das máquinas elétricas com bateria de chumbo-ácido, elas não requerem sala de bateria tampouco manutenção diária.”

“Também temos 20% menos consumo de energia e mais do que o dobro de vida útil quando comparado a equipamentos com bateria de chumbo-ácido”, explica Rosas, que também destaca a garantia da bateria de lítio Jungheinrich de 5 anos, independentemente do número de horas de funcionamento.

Ao final do ciclo de vida da bateria de lítio, a Jungheinrich cuida de todo o processo de descarte para evitar qualquer tipo de prejuízo ao meio-ambiente. Para isso, a empresa garante uma segunda vida a elas, como baterias estacionárias, servindo até mesmo como reservatórios para energia solar e/ou eólica, ou promove sua destinação correta à reciclagem, por meio de empresas credenciadas e habilitadas para lidar com esse tipo de resíduo.

A Jungheinrich – A Jungheinrich é uma das líderes globais em soluções e gestão de armazenagem e fluxo de materiais. A empresa é uma das mais inovadoras, oferecendo a seus clientes consultoria e soluções de intralogística com um abrangente portfólio de empilhadeiras e sistemas automatizados de armazenagem. A Jungheinrich é uma empresa de capital aberto, e tem suas ações negociadas na bolsa alemã. Com sede em Hamburgo, a Jungheinrich é representada mundialmente em 40 países, e emprega mais de 18.000 pessoas em todo o mundo.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias