terça-feira, 23/04/2024

ASSOCIE-SE

MBA em logística reversa

Estão abertas as inscrições para o primeiro MBA do País em Logística Reversa, curso que a Abralog e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, co-realizam em parceria com a Sociesc Educação e Tecnologia, responsável pelas aulas, que se iniciam agora em novembro de 2013.

Os professores, de renome nacional, vão se dedicar a requalificar executivos para assumir operações de logística reversa de diversos setores (eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, medicamentos, pneus, embalagens em geral, etc.).

O programa repassa visão técnica ampla sobre o relacionamento da indústria (grandes geradores) com consumidor, Poder Público, cooperativas de catadores, avaliação de impactos ambientais, etc.

O objetivo do curso é preparar profissionais capazes de coordenar procedimentos e meios destinados a tornar possível a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, passar reaproveitamento em seu ciclo, em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. E. também, preparar pessoas para gerenciar processos estratégicos e operacionais.

“Tanto o varejo, como a indústria dispõem de pouquíssimos profissionais qualificados para gerenciar operações de pós-consumo, seja nos pontos de entrega voluntária no varejo, seja no gerenciamento de processos de recebimento e tratamento de materiais recicláveis e resíduos pós-consumo na indústria ou na manufatura reversa, principalmente, na inclusão e gestão de cooperativas de reciclagem para atendimento das metas do acordo setorial de embalagens em geral”, enfatiza Ricardo Vieira, presidente do IBDS.

Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog, diz: “O Brasil é um país continental, com alta complexidade jurídica em legislações estaduais e no tratamento tributário. Além de ainda não fomentar o processo de comercialização de materiais recicláveis pós-consumo, existem inúmeros Estados de nossa Federação que impedem o transporte interestadual de resíduos e materiais. Isso requer uma ação coordenada e forte junto ao governo central e aos governos estaduais”, defende o presidente da Abralog.

 

Serviço:

 

Mais informações em www.sustainlog.com. A estrutura curricular do MBA pode ser acessada pelo link http://migre.me/gk6Ep.

Aprimore seus conhecimentos e prepare-se para os novos desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O mercado vive movimento de mudança em responsabilidade pós-consumo na cadeia de valor, e isso exige grande preparo para atender as novas exigências da logística reversa.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias