quinta-feira, 28/03/2024

ASSOCIE-SE

Ministro recebe Abralog

O presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, foi recebido em audiência pelo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, em seu Gabinete de Brasília. O encontro  foi solicitado para apresentar ao ministro as ações da entidade , entre elas a Frente Nacional pela Multimodalidade, que ela encabeça para buscar com maior rapidez a integração dos modais.

Para o encontro com a Abralog, o ministro convidou o alto escalão do Ministério: estavam presentes o Secretário Nacional de Política de Transportes, Herbert Werneck, e o Presidente da Empresa de Planejamento e Logística, EPL, Josias Sampaio Cavalcante Júnior.

Para o ministro, na foto acima folheando apresentação institucional da Abralog, fala-se muito de Transporte e Infraestrutura, mas pouco de Logística. Com os recursos escassos, mais do que nunca é hora de planejamento e de logística. “O momento é como uma caixa d’água, em que a vazão não pode ser muito maior do que a entrada, senão a caixa seca”, exemplificou Antonio Carlos Rodrigues.

O presidente da entidade Pedro Francisco Moreira lembrou a convivência do ministro com a logística, já que foi integrante da Diretoria do Metrô de São Paulo, presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, além ter acompanhado o tema nos dois anos em que ocupou a cadeira de senador, antes de assumir o Ministério.

Ao comentar as ações da Abralog em relação à Frente Nacional pela Multimodalidade, Moreira disse que entre as missões da entidade está a de colaborar com os Governos no estudo, debate, formulação e aplicação de ferramentas logísticas.

“A multimodalidade é hoje um dos maiores desafios da logística brasileira, pois sem a integração dos modais de transporte não vamos transformar o Custo Brasil em Lucro Brasil, como todos desejamos”, afirmou Moreira.

Ele disse ao ministro que parte do sucesso dessa Frente passa pelo Ministério dos Transportes, daí o empenho da Abralog em atrair a pasta para as causas da Frente.

O secretário Nacional de Política de Transportes, Herbert Wernek, na foto acima à esquerda, disse que o encontro no Gabinete do ministro deu início a uma parceria proveitosa que o Ministério quer manter com a Abralog. “Temos que ampliar nossa visão nessa área (logística) e vamos buscar um contato mais próximo, via EPL”, afirmou. O mesmo enfatizou Josias Sampaio Cavalcante Júnior, presidente da Empresa de Planejamento e Logística, ao lado de Werneck, na mesma foto.

“Vai ser muito produtivo ouvir a Abralog com relação ao conteúdo que ela gera, ao mesmo tempo em que mostraremos nossa visão e ações que temos pela frente”. Ao ser convidado para a XIX Conferência Nacional de Logística, o ministro Antonio Carlos Rodrigues disse que gostaria de participar do evento, que será realizado em São Paulo, no mês de setembro.

Abralog e Ministério agora vão estreitar contatos para criar uma espécie de agenda e realizar ações conjuntas. Na foto acima, o ministro e seus colabores, o presidente da Abralog e o gerente administrativo da associação, Manoel Santos.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias