domingo, 24/03/2024

ASSOCIE-SE

Morre Otávio Vieira da Cunha Filho, um pioneiro do transporte coletivo urbano

Otávio Vieira da Cunha Filho, 81 anos, um dos pioneiros do transporte coletivo urbano no Brasil,  morreu nesta quinta-feira, 17.2.2022, em Brasília. Muito atuante no setor, ele era presidente-executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) desde 1993, mas já atuava na Associação desde sua fundação, em 1987.

Profundo conhecedor do setor, teve trajetória marcada por realizações e pelo reconhecimento de seus companheiros: atuou como empresário de transporte urbano de passageiros por mais de 40 anos; teve papel destacado como dirigente setorial, e exerceu, antes da NTU, a função de diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH), e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET/São Luis). Cunha Filho participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras, entre tantas atividades de um legado de grande relevância para o transporte público coletivo.

Na NTU, o empresário defendia a reestruturação do transporte coletivo urbano no Brasil, por meio da criação de um novo marco legal, capaz de devolver a eficiência a esse serviço e a tão desejada tarifa módica. Sempre empenhado em contribuir com melhorias nesse serviço público, sua trajetória no setor começou bem antes, em 1965, quando iniciou a carreira empresarial em João Monlevade (MG). Em 1975 mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou as faculdades de Administração e Ciências Contábeis na PUC-MG, continuando sua atuação na área de transportes urbanos. Posteriormente, em 1984, transferiu suas atividades empresariais para São Luis no Maranhão.

Otávio Cunha era natural de Matias Barbosa (MG) e deixa a esposa Jurema, os filhos Marcelo, Roberto e Paula, e cinco netos. Será cremado em Valparaiso de Goiás, no Entorno de Brasília. Não haverá velório.

Foto: Divulgação/CNT

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias