domingo, 24/03/2024

ASSOCIE-SE

Next Shipping é novamente a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina 

A Next Shipping, empresa de logística internacional com foco em tecnologia, foi eleita pelo ranking Great Place To Work (GPTW) como a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina pelo segundo ano consecutivo. O ranking estadual foi divulgado nesta quarta-feira (09) e avaliou as empresas de acordo com critérios como as práticas de gestão de pessoas, clima organizacional, transparência e diversidade. 

Eleita em primeiro lugar como a melhor empresa para trabalhar na categoria de 30 a 99 colaboradores, a Next se destaca por ser a mais nova em seu segmento e estar pela segunda vez no ranking. Em 2019, também ficou na primeira posição. Nesta edição, ainda recebeu pontuação recorde do GPTW na pesquisa de satisfação feita com os colaboradores, com 99 pontos, uma das maiores notas recebidas por uma empresa até hoje.

Fundada em abril de 2017 pelos amigos e sócios Evandro Turatto e Bruno Meurer, a Next já nasceu com DNA inovador e focada na gestão de pessoas. Apesar de atuar em um mercado tradicional, a empresa se diferencia, desde o início, por priorizar a diversidade, o bem-estar e a qualidade de vida de toda a equipe, baseada em uma cultura ética e transparente. É também a única organização do setor a fazer parte da ONU Mulheres por acreditar e defender os direitos femininos.

“O nosso propósito sempre foi mudar a forma como as pessoas trabalham com comércio exterior. Entendemos que precisamos valorizar o nosso time, pois a empresa é feita de pessoas. Só assim poderemos juntos ter um ambiente de trabalho saudável”, explica Turatto, também diretor de marketing e comercial.

Em 2020, mesmo diante dos desafios de uma pandemia, a empresa não reduziu o número de funcionários e ainda aumentou o quadro de vagas em mais de 60%. Prestou suporte à equipe em momentos de home office e, atualmente, mantém o modelo híbrido (remoto e presencial) à escolha dos colaboradores.

A preocupação com o bem-estar dos funcionários em todos os aspectos, profissional e pessoal, é algo constante dentro da empresa. Segundo Turatto, os gestores precisam estar abertos para ouvir o colaborador e, assim, poder prestar o apoio necessário. “Precisamos nos colocar no lugar das pessoas, entender o que elas passam. Se a empresa não consegue conceder algum tipo de apoio, que tipo de agente social ela é?”.

Inspirada nos modelos de gestão do Vale do Silício, a Next Shipping desenvolve diversas iniciativas de incentivo e motivação para a equipe. Como o programa Next People, uma forma de valorizar a história do funcionário dentro da empresa, sua evolução profissional e pessoal com benefícios que vão desde presentes, folgas, férias extras e 15o salário até viagens, cursos no exterior e intercâmbio. Em 2019, todos os colaboradores foram para a Disney, com as despesas pagas, por terem alcançado as metas no ano anterior. A viagem deve se repetir em 2021, mas para outro destino que ainda será escolhido.

Os cofundadores acrescentam que essas são apenas algumas ações, entre tantas outras, que a empresa desenvolve na área de gestão de pessoas e que vem mostrando resultados positivos em termos de negócios. Em pouco mais de três anos, a Next cresceu mais de 500%, inclusive aumentou sua carteira de clientes em 15% em 2020, mesmo com a pandemia.

“Estudos indicam que o faturamento de empresas GPTW supera em mais de 20% se comparado a outras que não são certificadas, então é possível sim ser um ótimo lugar para trabalhar com resultados e a Next prova isso. Estar entre as melhores é, com certeza, uma conquista. É resultado de muito trabalho, com erros e acertos, mas sempre com o propósito de valorizarmos as pessoas, nossa equipe e clientes. Há muito trabalho duro na Next Shipping e as pessoas superam as suas metas e se desenvolvem porque estão motivadas para isso”, completa Meurer.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias