quarta-feira, 19/06/2024

ASSOCIE-SE

Núcleo Abralog USA discute futuro Aeroporto de Airglades e jornada ESG

Na quarta reunião do Núcleo Abralog USA, realizada na sexta-feira, 31 de maio de 2024, em Miami, nos EUA, dois temas principais foram abordados: o ambicioso projeto do Airglades International Airport e a jornada ESG (ambiental, social e governança) nas organizações, com um paralelo entre Brasil e Estados Unidos. O encontro foi aberto pelo presidente da Abralog, Pedro Moreira, e por Leonardo Araki, CEO da Invent – o Núcleo Abralog USA está instalado no escritório da empresa, na Flórida.

A primeira parte da reunião contou com a presença de Santiago Gomez de la Torre Bonifaz, Chief Commercial Officer (CCO) do Airglades International Airport. Ele apresentou detalhes sobre esse empreendimento, que visa transformar o atual Airglades Airport em um grande hub logístico dedicado ao transporte de cargas perecíveis, especialmente produtos agrícolas importados da América Latina, principalmente o Brasil.

Gomez de la Torre Bonifaz destacou que o projeto, com investimento estimado em US$ 460 milhões, está sendo desenvolvido por uma joint venture entre as empresas Florida Fresh Produce, US Sugar Corporation e Hilliard Brothers. As principais instalações planejadas incluem uma pista de 4.000 metros, um centro de carga para perecível integrado, instalações de armazenamento e distribuição refrigeradas, e acesso rodoviário de alto padrão.

Segundo o executivo, o Airglades International Airport oferecerá uma rota mais rápida e custos mais baixos para a importação de produtos perecíveis da América Latina. Com instalações dedicadas para o manuseio eficiente de cargas fescas e menor congestionamento em comparação com o Aeroporto Internacional de Miami, o novo aeroporto visa se tornar um elo estratégico na cadeia de suprimentos desses produtos.

Detalhes do projeto

Gomez de la Torre Bonifaz enfatizou os benefícios esperados do novo aeroporto, como o acesso mais conveniente para distribuidores e varejistas no sudeste dos Estados Unidos, além da redução do congestionamento em comparação com o Aeroporto Internacional de Miami. Ele ressaltou que o Airglades International Airport será um elo estratégico na cadeia de suprimentos de produtos perecíveis, oferecendo uma alternativa dedicada e de alta capacidade.

Jornada ESG nas organizações: paralelo entre Brasil e Estados Unidos

Na segunda parte da reunião, o tema abordado foi a “Jornada ESG nas organizações – paralelo entre Brasil e Estados Unidos”. Essa discussão buscou explorar as semelhanças e diferenças na adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) por empresas nos dois países.

A discussão abordou o aspecto ‘como fazer o ESG, e por onde começar’, destacou a importância crescente das questões ESG para as empresas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Embora os dois países estarem em estágios diferentes de maturidade em relação às práticas ESG, ficou evidente que a adoção de estratégias sustentáveis é cada vez mais essencial para a competitividade e a resiliência das organizações em ambos os mercados. Veja aqui a segunda parte da reunião, com os depoimentos sobre ESG por parte de brasileiros que moram aqui e nos Estados Unidos.

Fotos: Divulgação

Abralog faz bem para sua logística.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias