sexta-feira, 19/04/2024

ASSOCIE-SE

Números dos condomínios logísticos são bons, mas cenário requer cautela

Reunião do Comitê Real Estate da Associação Brasileira de Logística (Abralog), nesta terça-feira, 12.4.2022, apresentou projeção para 2022 do mercado nacional de galpões logísticos, levantamento preparado por Abiner Oliveira, Diretor Comercial da Divisão Indústria e Logística, da Colliers International, que também é um dos coordenadores daquele Comitê.

O levantamento prevê que o ano terminará com 23.269 mil m² de inventário, com vacância entre 13,14% e 14,3%. Os seis principais mercados, segundo o estudo, são: São Paulo: 11.693 mil m²; Rio de Janeiro, 2.693 mil; Minas Gerais, 1.528 mil; Pernambuco, 1.269 mil; Paraná, 744 mil e Espírito Santo, 719 mil.

A imagem acima mostra o primeiro trimestre de 2022, superior em inventário ao de 2021, e também maior que o quarto trimestre de ano passado. O preço médio mantém-se estável.

Segundo Abiner Oliveira, porém, ainda são previsões, sendo que há pela frente, até o final do ano, eventos fortes e que podem influenciar o cenário econômico, como inflação alta, eleições, e as consequências da guerra Russia-Ucrânia, o que impede de se considerar um otimismo de mais dois ou três anos de expansão, segundo ele.

Cautela e vida normal

Participantes da reunião também chamaram a atenção para movimentos no e-commerce: grandes players tomadores de áreas já se posicionaram e agora olham outros mercados, como Ceará e Pernambuco. Mais: neste ano já se observa que a velocidade em direção a novos projetos tem sido substituída pela cautela – olha-se mais o custo do que projetos em expansão. E uma detalhe: o concorrente do e-commerce, neste momento, é a volta da vida normal.

Crédito da imagem: Divulgação

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias