domingo, 21/04/2024

ASSOCIE-SE

“O Brasil vai ser cada vez mais multimodal”, diz Tarcísio de Freitas

“O Brasil vai ser cada vez mais um país multimodal, eficiente do ponto de vista logístico”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, nesta terça-feira, 15.3.2022, em fala que antecedeu o início das palestras da XXV Conferência Nacional de Logística, a CNL, que a Associação Brasileira de Logística (Abralog) realiza até quinta, 17.3, no interior da Intermodal South America.

Freitas ressaltou que a iniciativa pública voltada para o fomento do modal ferroviário nos últimos anos, aliada a ousadia do setor privado que atua no setor, foram fundamentais para que projeções positivas desenhem um futuro promissor. “Hoje nós temos, no País, uma coluna vertebral ferroviária ligando o Norte ao Sul, do Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP) e, em breve, um tronco Oeste-Leste com a Fiol. É o renascimento das ferrovias”, salientou.

O ministro reforçou que a perspectiva é de que a participação do modal ferroviário na matriz nacional saia dos 20% atuais para 40% até 2035. “A projeção é resultado de investimentos no setor, que vai terminar o ano com mais de R$ 1 trilhão em obras contratadas. Isso vai representar diminuição nos gastos com fretes e, consequentemente, menor Custo Brasil. Vai gerar ainda um processo em cadeia, com a retomada da indústria nacional e a geração de empregos”, completou.

Logística é fundamental no e-commerce – O crescimento do e-commerce no Brasil passa pela logística eficiente e confiável, afirmou em sua apresentação  a XXV CNL o vice-presidente de Logística do Mercado Livre, Leandro Bassoi.  “A tendência de evolução do e-commerce no Brasil passa pela logística eficiente e que ofereça confiabilidade, afirmou. “A logística é o pilar fundamental para a passagem do mundo offline para o mundo online, por proporcionar o envio rápido e eficaz com o custo mais baixo para o comprador, além de sempre proporcionar alternativas de menor impacto ambiental”, frisou Bassoi. 

O executivo elencou, também, outras tendências que ganharam destaque nos últimos anos, provocadas pela pandemia, como, por exemplo, o crescimento das vendas de consumíveis, que entram na categoria de supermercado online. 

Apontou, ainda, perspectivas positivas para a publicidade digital, serviços de conteúdo e streaming. “A digitalização dos meios de pagamento favorece o e-commerce e as fintechs estão em ritmo de crescimento, com grande atuação no mercado de seguros, por exemplo. Além disso, a América Latina é hub de criptomoedas em volume de transações e de startups”, ressaltou.

Hidrogênio verde – O Porto de Pecém apresentou projeto do hub de hidrogênio verde (H2). Segundo disse em sua palestra a diretora-executiva do Porto do Pecém, Duna Gondim Uribe, todo o hub de hidrogênio verde (H2) que está em fase de implantação no Ceará terá conexão direta com o Porto de Roterdã, na Holanda. 

O hidrogênio verde (H2V) é produzido por meio de fontes renováveis e se apresenta como a alternativa mais limpa para diminuir a emissão de carbono e, com isso, garantir um futuro sustentável para o planeta. A proposta do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, como é chamado, é a de buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos, para assim impulsionar a economia do Estado.

“Mais de 50% do potencial do Brasil em energias eólica e solar está no Nordeste. Estamos desenvolvendo a cadeia de valor no Pecém justamente para atender este potencial”, destacou Duna Gondim.

Necessidade de multimodalidade – As projeções para 2030 indicam que no Mato Grosso serão produzidas cerca de 58 milhões de toneladas de soja e 67 toneladas de milho. “Isso vai impor um grande desafio para o transporte. Dessa maneira, sempre teremos carga para todos os modais e precisamos do crescimento da multimodalidade”, salientou Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, em sua palestra na Conferência Nacional de Logística (CNL).

O segundo dia da Conferência Nacional de Logística (CNL), em 16.3.2022, terá palestras e debates sobre temas como inovação, desburocratização e tecnologia digital. Um dos destaques é a palestra “Aceleração digital, colaboração, excelência em logística e supply chain”, com Jim Tompkins, CEO da Tompkins International, que acontece a partir das 18 horas.

Outras palestras programadas vão abordar temas como “Inovação nos Correios: soluções e Infraestrutura da logística nacional e internacional”, “Desburocratização: como a tecnologia vem acelerando a superação da ineficiência causada pela burocracia”, “Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos”. A conferência é promovida pela Abralog (Associação Brasileira de Logística).

Crédito das imagens: Riguardare

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias