quinta-feira, 25/04/2024

ASSOCIE-SE

Ótima para sócios e mercado

A Associação Brasileira de Logística, e a USC, University of Southern California, deram início a entendimentos para parceria prevista para se iniciar ainda no primeiro trimestre de 2016. O presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, reuniu-se com o professor Nick Vyas, especialista em Global Supply Chain e Lean Six Sigma, e o representante da USC no Brasil, Paulo Rodrigues, para as primeiras abordagens.

“O professor Nick Vyas lidera no momento os esforços da escola de administração de empresas da University of Southern California, que é a USC Marshall School of Businesss, com relação ao Global Supply Chain”, comenta Moreira. “Estamos começando a desenvolver um acordo para várias iniciativas no Brasil, como cursos, seminários, estudos e pesquisas. Trata-se de grande avanço para a entidade e, principalmente, para seus associados – estar junto com um Centro de Supply Chain que está entre o que de melhor há no mundo em termos de ensino e pesquisa”, relata o presidente da Abralog, que na foto tem ao lado Nick Vya, da USC, Paulo Rodrigues, da USC Brazil, e Manoel Santos, Abralog.

“Nós e a Abralog podemos criar programas de certificação, seminários, workshops e um evento anual – dessa forma, estaríamos promovendo treinamentos e reunindo profissionais em torno do Global Supply Chain Manaagement”, diz Paulo Resende, diretor da USC Brazil. A seguir, a entrevista que ele concedeu ao portal Abralog:

O que é a USC e o Center of Global Supply Chain?

A USC, University of Southern California, é a maior universidade privada sem fins lucrativos da costa oeste dos Estados Unidos voltada à pesquisa. Composta por 21 faculdades e mais de 100 centros de pesquisa, emtre eles Global Supply Chain Management, é um centro de excelência dentro da faculdade de administração, chamada de USC Marshall School of Business. O Center for GSCM é uma plataforma de soluções que visam promover a educação, o networking e a pesquisa na área de Global Supply Chain Management.

De que forma está sendo estruturado o USC Brazil? 

Considerando os três pilares estruturais do Center for Global Supply Chain Manegement nós temos:

Educação – Um curso de mestrado em GSCM que pode ser feito no formato presencial no nosso campus, em Los Angeles, Califórnia, ou, online de qualquer lugar do mundo. O curso tem duração de 16 meses, e além das aulas ao vivo, nas quais os alunos têm total interação com os professores e colegas, contempla três viagens. Uma para Los Angseles, no começo do curso, outra para Singapura, na metade curso, e uma terceira e última para Los Angeles, quando as últimas atividades são concluídas e o aluno participa da cerimônia oficial de colação de grau.

Networking – O Center for GSCM organiza um evento anual onde profissionais da área de GSCM do mundo inteiro participam para discutir os grandes temas que impactam o setor e as principais tendências. Além disso, eventos menores são organizados em outras partes do mundo, como China, Índia e México, onde assuntos mais pertinentes ao desafios próprios dessas regiões são abordados com as principais lideranças locais da área de GSCM.

Pesquisa – As pesquisas realizadas procuram se focar em desafios de GSCM enfrentados por empresas, setores ou governos, trazendo o conhecimento acadêmico de altíssimo nível aplicados à solução de problemas reais. Em termos do que pretendemos fazer no Brasil, com parceiros como a Abralog, está a atuação nessas três frentes, atraindo candidatos para o mestrado, tendo uma participação maior de brasileiros nos eventos e criando um evento anual no Brasil Por fim, pretendemos olhar mais para questões vivenciadas por empresas brasileiros como tema des pesquisas.

Com que objetivos? 

Os objetivos refletem nossas áreas de interesse e foco, sendo:

Networking – a realização de seminários e conferências em colaboração com parceiros no Brasil e possivelmente na América Latina 

Educação – Promover o Mestrado em GSCM presencial ou online, promover oportunidades para profissionais de GSCM do Brasil e América Latina. Além de GSCM, pretendemos abordar temas como Bigdata Analise, Lean Six Sigma, compras, varejo, etc.

Pesquisa – Projetos com empresas para ajudá-las a identificar pontos estratégicos para o sucesso dos seus negócios e também oportunidades de melhorias em seus processos a partir da ajuda e apoio de alunos de mestrado, doutorado e acadêmicos.

Como surgiu a oportunidade de entendimento com a Abralog? 

No processo de planejamento da nossa visita, o escritório da USC no Brasil nos ajudou a identificar organizações como a Abralog, um potencias parceiro na criação de um fórum para discussão e desenvolvimento de lideranças em GSCM

O que se espera dessa parceria?

Depois de visitar várias empresas em São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como associações setoriais, ficou claro para nós que há uma grande demanda por seminários e workshops que possam promover o treinamento e oportunidades de reunir profissionais. Nós e a Abralog podemos criar programas de certificação e e um evento anual que atinja esses objetivos.

O Dr. Nick conhece a logística brasileira? O que ele pensa dela? 

O Brasil, como um pais emergente, está muito abaixo dos KPIs de Global Supply Chain Management. Essas ineficiências e gargalos são as bases das grandes oportunidade para a Abralog, USC, profissionais, empresas e estudantes para que entrem em contato com as melhores práticas e conceitos avancados para elevar a logística brasileira e torná-la muito mais competitiva. Nessa viagem, percebi grande interesse das empresas em participar nesse processo. As nossas instituições podem trabalhar conjuntamente e contribuir para fechar essa lacuna.

Onde ele vê problemas aqui no País; imagina algum caminho a ser seguido? 

Ineficiência em geral, todo o marco regulatório, a infraestruta, burocracias, falta de foco e visão não holística de supply chain, e, finalmente, a falta de oferta de qualificação profissional específica para a area de GSCM. Assim, criando-se a plataforma acima mencionada, e também uma cultura na qual GSCM seja reconhecido e visto como uma parte estratégica dos negócios, em vez de apenas um departamento funcional.

O que ele conhece do Brasil pode ser comparado a algum outro país?

Países emergentes em geral sofrem dos mesmos problemas e dificuldades. Nosso Center for Global Supply Chain Management tem como missão desenvolver lideranças e canais de formação e divulgação das melhores práticas no setor.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias