quarta-feira, 27/03/2024

ASSOCIE-SE

Pacote, faltou a multimodalidade

A Associação Brasileira de Logística, como a imensa maioria dos profissionais do segmento, não perde a esperança: o Brasil, ainda que demore duas décadas, ou mais, vai conseguir erguer infraestrutura que destrave seus gargalos e promova o crescimento da Nação, pela redução de custos e aumento da eficiência e produtividade.

A Abralog, também como quase todos os economistas, vê em obras de infraestrutura como as anunciadas, o melhor caminho para voltar a mover o País.

A edição de mais um pacote de concessões, que é a parte 2 do Programa de Investimentos em Logística, faz com que mantenhamos a esperança, mas também a cautela. E que tenhamos dúvidas, entre elas a ferrovia Bioceânica, que nem projeto de viabilidade ainda tem.

Não se pode esquecer que as últimas experiências não foram boas, e, portanto, é preciso frieza para entender que, para começar, o que temos é apenas um plano, e que os R$ 198,4 bilhões não terão efeito imediato, mas, sim, a partir de 2016. Assim, como das outras vezes, há vários pontos que precisam ser aprofundados e esclarecidos pelo Governo junto ao mercado e iniciativa privada.

Necessário registrar, de igual forma, que o anúncio, em si, não dá plena segurança aos investidores, e foi a desconfiança a tônica das últimas relações destes com o governo federal, em que pese, agora, haver sinais de que esses erros do passado não voltarão.

Escapou também ao pacote, ao que tudo indica, qualquer menção à integração dos modais, já que não se falou em multimodalidade, e sem a sincronia entre os modos de transporte vamos continuar sendo ineficientes – não vamos conseguir transformar o Custo Brasil em Lucro Brasil, como todos desejamos..

De se lamentar, também, que deixamos, mais uma vez, de lançar o olhar para as hidrovias, forma estupenda de fazer bem e mais barato – e rios no Brasil é o que não falta.

Sentimos falta de um Plano Integrado. Ótimos isolados não garantem o ótimo global. A Abralog espera que agora a execução seja a palavra de ordem, pois o Brasil tem-se caracterizado ao longo de décadas por uma sequência de programas e planos, mas com baixo índice de materialização dos projetos.

O País precisa muito de investimentos em infraestrutura para voltar a crescer. Esse pacote, assim, tem de sair do papel, tem de ser tornar realidade. Principalmente num momento em que necessitamos de estímulo à atividade econômica e de geração de empregos. Portanto, é básico que tenha governança e boa gestão.

Matérias Relacionadas

Abralog nas Redes

Últimas Matérias